Leite derramado está indo para o buraco

Minha fatura mensal de entrega de leite comprova isso (o fim da "nova classe média"). Numa ponta da cadeia, eu produzo leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Ao contrário do marqueteiro João Santana, O Antagonista gosta de retratar a vida brasileira como ela é. Por isso, o nosso compromisso é destacar, sempre que possível, histórias reais vividas por nossos leitores, que tenham como pano de fundo o mundo da política e as ações econômicas do governo.

O leitor Emerson Gonçalves, produtor de leite, enviou um comentário ao post «A nova classe C volta a ser a velha classe D», no qual expõe as dificuldades que passou a enfrentar no seu ofício, com a falta de rumo da atual ocupante do Palácio do Planalto. Leia, por favor:

Minha fatura mensal de entrega de leite comprova isso (o fim da «nova classe média»). Numa ponta da cadeia, eu produzo leite. Entrego para um laticínio, especializado em iogurtes e outros derivados. Bons produtos, grande demanda, excelente marketing, bom valor agregado, custos altos na cadeia toda e, obviamente, altos impostos.

Com o crescimento da economia turbinado pela arrumação da casa feita por FHC/Malan, o consumo cresceu. Com a ascensão falsa e sem base da “nova classe média», o consumo cresceu ainda mais. Com um pouco mais de dinheiro no bolso, as pessoas compram proteínas nobres – laticínios e carnes, principalmente. Consumo maior, melhores preços para o leite, maiores produções, mais produtores no mercado. De repente…

Bom, de repente o carrinho de compras começou a sair menos cheio do mercado e a quantia de dinheiro ou o valor no checão ou no cartãozão ficou maior. Logo em seguida, com a inflação crescendo na base da pirâmide, os iogurtes começaram a ficar nas gôndolas. Outros laticínios também. E a coisa foi indo, foi indo e ainda não parou. O consumo caiu. Os mercados aumentaram dramaticamente a devolução de produtos não vendidos para a indústria, que é obrigada a recolhê-los (logística caríssima) e destruí-los. Tudo perdido, todo o processo no lixo.

Os laticínios agora cortam custos. Têm de sobreviver. Sobra para nós, os produtores de leite, na ponta da cadeia (a outra ponta é o consumidor, só para deixar claro). Resumo: recebi dias atrás pelo leite que entreguei durante o mês de janeiro, um preço 2 (centavos) inferior ao preço que recebi em… junho de 2010. Quase 5 anos de defasagem! E com todos os meus custos se mantendo nos mesmos patamares.

Meus vizinhos e amigos produtores xingam os laticínios. Eu explico o processo para eles e xingo a responsável número 1 por esse descalabro: a presidente dessa república bananeira. O mito lulopetista levou-nos para um buraco tremendo — e — como é um buraco imenso, o país inteiro cabe dentro dele.

Emerson Gonçalves (O Antagonista)

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas