#Leite: Cooperativa sabia o que levava para casa, segundo o MPE

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Ressalvas fizeram com que um projeto de instalação de agroindústria da Confepar fosse barrado no mês passado

As ligações interceptadas pelo Ministério Público Estadual durante as investigações da Leite Compen$ado revelam que a paranaense Agro-industrial Cooperativa, a Confepar, sabia que estava abrindo suas portas para receber produto de má qualidade. Caso se confirme, será complicada a defesa da cooperativa, com peso importante no mercado do Paraná.

As ressalvas com relação às intenções da marca fizeram, inclusive, com que um projeto de instalação de agroindústria da Confepar em Panambi fosse barrado, no mês passado, no Fundopem-RS. A unidade em questão processaria leite concentrado, que seria depois enviado ao Paraná.

Presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, Vergilio Perius disse que foi um dos primeiros a manifestar posição contrária à proposta.

As cooperativas gaúchas, ainda uma referência de qualidade na produção e imunes às ações do MPE até o momento, não acreditam que terão a confiança abalada diante do episódio.

– Nosso produtor, que fornece o leite, é associado. Nossos transportadores são cadastrados – explica Perius.

Outro ponto de segurança é o fato de as cooperativas gaúchas não fornecerem, para fora do Estado, leite na forma in natura, apenas produtos já industrializados.

Presidente do conselho administrativo da Dália, marca da Cosuel, e do Instituto Gaúcho do Leite, Gilberto Piccinini, concorda. E completa:

– O problema foi a Confepar não ter matéria-prima suficiente. Ao buscar leite de fora, se perde o controle do processo.

Gisele Loeblein:

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas