#Leite: Assentamento Sadia I ganha cooperativa

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo o secretário, técnicos da Agricultura ministraram cursos de capacitação para que os pequenos produtores já comecem a trabalhar com conhecimento de base no setor leiteiro. 

 

O Assentamento Rural Sadia I (Várzea Grande) recebe hoje (27-06) uma cooperativa, inauguração aplaudida pelo secretário Versides Sebastião de Moraes, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. Técnicos da Pasta prestigiaram a cerimônia, no final da tarde. Versides explicou que a participação da prefeitura de Várzea Grande nesse projeto, com envolvimento de instituições privadas, decorre de determinação expressa do prefeito Walace Guimarães em ampliar o apoio já prestado pelo Executivo local aos agricultores familiares do município.

«Desde que assumiu o comando da municipalidade, Walace tem direcionado auxílio constante aos pequenos produtores familiares, por reconhecer o quanto lutam com dificuldades para efetivar o processo produtivo. Um trabalho idealista de quem está suando a camisa de sol a sol, por vezes sob chuva forte. Algo realmente extenuante e quase sempre nunca compensador, em termos de retorno financeiro. Mas esta cooperativa, praticamente a primeira voltada à agricultura familiar, possibilitará com que os pequenos produzam em maior quantidade, com mais facilidade e menor esforço. E o melhor: terá papel decisivo para facilitar a industrialização do leite e a produção de derivados desse produto, principalmente queijo, um dos alimentos mais apreciados no Estado. É um suporte aguardado há muito tempo pelos que trabalham na área leiteira».

Versides enfatizou que esta cooperativa também consolidará um instrumento dinâmico para facilitar a vida do pequeno produtor, além de garantir que ele tenha lucro real após a concepção do trabalho e entrega da produção. «Os cooperadoras formam uma corrente do bem, para que ninguém tenha prejuízo, ainda que um ou outro produza menos do que seria possível. A ideia é garantir é formatar uma unidade produtiva regular, como acontece com outras cooperativas, igualmente compostas por grupos humildes de trabalhadores rurais».

Segundo o secretário, técnicos da Agricultura ministraram cursos de capacitação para que os pequenos produtores já comecem a trabalhar com conhecimento de base no setor leiteiro. «Os cursos irão continuar, sem dúvida, seja no setor leiteiro e outros segmentos da agricultura familiar, pois é um incentivo geral aos pequenos produtores. Por outro lado, estaremos presentes para facilitar a operacionalização das atividades iniciais da cooperativa, a fim de que os novos cooperados possam se sentir seguros nesta fase inicial. Acredito que a cooperativa será sucesso total não somente no Sadia I, mas também foco de procura pelos demais assentamentos e núcleos rurais de Várzea Grande e mesmo de toda a Baixada Cuiabana».

http://www.jcorreio.com.br/index/noticias/id-10042/assentamento_sadia_i_ganha_cooperativa

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas