Justiça defere liminar contra Tirol devido a formol e álcool no leite cru

Substâncias não teriam sido encontradas pelo controle de qualidade da empresa em 2014
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A empresa de laticínios Tirol terá de seguir uma série de ações para garantir a qualidade dos produtos, ou será multada em R$ 500 mil por descumprimento. O Ministério Público obteve liminar na Justiça devido a falhas no controle de qualidade da empresa, ainda com relação a laudos de 2013 e 2014, quando foram encontrados produtos como formol e álcool no leite cru. As informações são da Rádio Gaúcha.

A empresa disse à Rádio Gaúcha que não tinha nenhum conhecimento da presença das substâncias no leite cru recebido e que não recebeu nenhum documento do Ministério Público com relação a isso.

Conforme o promotor Alcindo Bastos da Silva, a empresa se negou a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta, à época.

– Não teria sido detectada a presença de formol e, em outros episódios, de álcool etílico. A informação já chegou para nós no laudo do leite cru, mas que foi internalizado, recebido e levado adiante pela Tirol no município de Tapejara. Trabalhamos com relação à falha do controle de qualidade, de não ter detectado há tempo, antes deste produto ter ido ao mercado – explica o promotor.

A indústria tem sede em Treze Tílias, Santa Catarina, e três postos de refrigeração no Rio Grande do Sul, em Boa Vista do Buricá, Trindade do Sul e Tapejara. O leite cru é usado para a fabricação do leite UHT, queijo, manteiga, creme de leite, bebida láctea, entre outros produtos.

A Justiça determinou que a Tirol cumpra o controle de qualidade dos produtos lácteos e, quando constatada a irregularidade, comunicar imediatamente ao Ministério da Agricultura os dados do produtor, transportador e do posto de resfriamento. A empresa ainda tem que manter cadastro atualizado dos produtores e transportadores.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/04/justica-defere-liminar-contra-tirol-devido-a-formol-e-alcool-no-leite-cru-4749270.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas