JBS pode mudar de nome

JBS A crise instaurada nesta semana após as revelações bombásticas de um dos donos da JBS, Joesley Batista, sobre Michel Temer e Aécio Neves vão além do universo político.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A crise instaurada nesta semana após as revelações bombásticas de um dos donos da JBS, Joesley Batista, sobre Michel Temer e Aécio Neves vão além do universo político. Elas podem provocar mudanças drásticas na maior empresa de proteína animal do planeta.
“A JBS não vai desaparecer, mas vai emagrecer; e muito. Meu vaticínio [diagnóstico] é mudar de nome e de direção, pois a crise de credibilidade abala mercados do mundo inteiro”, analisa o economista José Pio Martins, reitor da Universidade Positivo.
A avaliação de Pio Martins é seguida por um dos maiores consultores em gestão de crises do Brasil: João José Forni. “Há sim especulações de mudar o nome. Quando a marca chega a um desgaste tão grande, a conclusão é de que a mudança traz um desgaste menor”, opina.
Impacto na visão da qualidade

Segundo o reitor da UP, o abalo de confiança é mais grave em uma empresa do setor alimentício do que em companhias de outros setores. “Uma crise política pode sim impactar a visão do consumidor em relação à qualidade dos produtos”, avalia.
Para o economista, há consumidores que seguem o seguinte raciocínio: se uma empresa está envolvida nesse tipo de escândalos políticos, poderia também ‘vacilar’ na questão sanitária. “Ainda mais após dois problemas graves: o envolvimento na Operação Carne Fraca, onde há um problema sanitária , e agora uma forte crise política e financeira. Isso acaba mostrando uma empresa problemática em seu comportamento”, afirma Pio Martins.
A JBS e o mundo

Ambos os analistas também concordam em outro fator: por ser multinacional, a crise ultrapassa fronteiras. “No exterior essas situações não são ‘engolidas’ com simplicidade. Aqui temos a impressão de que ‘isso passa’, mas ‘lá fora’ as empresas são muito mais vigiadas”, fala Forni.
“A crise de confiança é pior quando falamos no setor alimentício, e a JBS está nesse ramo, que é de alta sensibilidade. É um setor em que o Brasil exporta para mais de 150 países, entre elas nações desenvolvidas que não brincam com controles sanitários e de qualidade”, avalia José Pio Martins.
Gazeta do Povo/Giorgio Dal Molin

Leia mais sobre esse assunto em http://www.suinoculturaindustrial.com.br/imprensa/jbs-pode-mudar-de-nome/20170519-085509-v062
© 2017. Todos direitos reservados a Gessulli Agribusiness. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas