#IV Dia do Leite reúne mais de mil produtores na Expoara 2013

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O Serviço Nacioal de Aprendizagem Rural do (SENAR-TO) e a Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET) são parceiros na realização do IV Dia do Leite, que aconteceu na sexta feira, 7, no Tatersal da 45° edição da Exposição Agropecuária de Araguaí­na (Expoara) A presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR, senadora Kátia Abreu, participou do evento, que contou com a presença também do presidente da Comissão Nacional da Pecuária de Leite, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Sant’anna Alvim.

 
O IV Dia do Leite é organizado pela Cooperativa dos Produtores de Leite de Araguaí­na (APLAT) e realizado, anualmente, durante a Expoara, em parceria também com o sindicato rural. A APLAT existe há tríªs anos e foi fundada pelo seu atual presidente, Ricardo Pereira. Segundo o presidente, a proposta do evento é levar informação, além de angariar associados, que são produtores de leite de 16 cidades na região de Araguaí­na. “Atualmente temos na cooperativa 760 produtores e realizamos o Dia do Leite com o intuito de levar conhecimento aos nossos associados e fazer com que consigamos mais associações”, explicou o presidente.
Nesta edição do evento, os participantes puderam conhecer mais e melhor os programas da CNA/SENAR destinados ao setor lácteo brasileiro. Lançado no iní­cio deste ano pelo SENAR Nacional, o programa de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural pretende dar uma reviravolta no cenário de produção de leite no Tocantins, onde está sendo realizado como projeto piloto.
Integrado ao Leite Legal – Produção de Leite de Qualidade, programa nacional do Sistema CNA/SENAR voltado para a melhoria do setor leiteiro em parceria com o Sebrae, a Assistíªncia Técnica e Extensão Rural vai beneficiar cinco mil produtores de leite no Tocantins. O objetivo é assistir o produtor 24 horas por dia, capacitar e acompanhar os resultados produzidos pela propriedade. O SENAR-TO abriu edital recentemente para contratação de mais de 100 técnicos agrí­colas para a realização do programa. Estes técnicos serão supervisionados pelos técnicos da CNA.
“Vamos tirar o pé do chão e produzir com qualidade, que nós próximos quatro anos teremos outro Brasil leiteiro”, disse a senadora Kátia Abreu durante seu pronunciamento. Inicialmente, o programa será implantado em 30 cidades onde já existem laticí­nios em funcionamento e que atendam as cidades do entorno. Os participantes do programa deverão contribuir com uma pequena participação financeira junto ao SENAR-TO.
Cenário do Leite nacional
Entre outros assuntos, o programa de Assistíªncia Técnica foi tema de palestra ministrada por Alvim. Como o tema, Panorama do Setor Lácteobrasileiro, o palestrante trouxe dados da CNA que traduzem a situação atual do setor. Atualmente, o Brasil ocupa a 4° posição no ranking mundial de produção de leite, a produtividade do Paí­s é de 1,381 milhões de litros ao ano, enquanto os Estados Unidos produz 9.678 l/ano ocupando o 1° lugar.
Nos últimos anos, o Brasil aumentou significamente o consumo de leite, o que resultou na necessidade de importação da matéria-prima para suprir a indústria interna. O Brasil importa leite de paí­ses que conseguem produzir e vender com custo menor, como, Estados Unidos, Nova Zelí¢ndia e Argentina. Segundo Alvim, um dos fatores que contribuiu para esse cenário foi o aumento do preço da ração bovina. “O custo alto da ração diminuiu o entusiasmo do pequeno produtor em 2012, mas o Brasil precisa voltar a competir com o mercado desses paí­ses”, concluiu o presidente. Contudo, o Brasil precisa acelerar o desenvolvimento do setor para conseguir produzir mais leite com menor custo.
Assessoria de Comunicação do Sistema FAET/SENAR
www.senar-to.com.br

http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=295878&codDep=6

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas