#Instrução Normativa regulará funcionamento de microqueijarias

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

As normas técnicas para microqueijarias foram discutidas na manhã da última terça-feira (29), na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. Foi acordada, dentro do grupo de trabalho, a elaboração de uma Instrução Normativa que disciplinará o regulamento das microqueijarias, unidades de produção de queijo artesanal limitadas ao beneficiamento de 250 litros por dia.

 

Conforme o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, a instrução normativa referente à produção de queijos artesanais, produzidos em microqueijarias, deverá ser lançada durante o II Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil, que ocorre de 5 a 7 de novembro de 2013, em Porto Alegre.

 

Atualmente, o Rio Grande do Sul possui regulamentação apenas para queijarias de grande porte, que conseguem ter acesso à inspeção estadual através da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa). A aprovação e publicação do documento ajudará na formalização das microqueijarias já existentes no Estado e das que pretendem se instalar, possibilitando que os empreendimentos tenham inspeção estadual e possam comercializar seus produtos fora do município de origem.

 

O grupo de trabalho sobre microqueijarias é composto por representantes da Seapa, Emater, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Ministério da Agricultura Pecuária e Agronegócio (MAPA); Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Instituto de Ciência e Tecnologia da UFRGS e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Participaram da reunião, a coordenadora do Dipoa, Angela Sousa, representantes do Mapa, SDR, Emater, Gabinete do Governador e técnicos da Secretaria da Agricultura.

 

Conselho Gestor do Susaf

 

Posteriormente, houve uma reunião do Conselho Gestor do Susaf, onde foi realizada uma avaliação da adesão dos municípios ao Sistema. Hoje, já existem 120 municípios com pedidos de adesão, sendo 85 individuais e 35 em forma de consórcio.

 

A reunião serviu para agilizar a homologação desses pedidos de adesão por 12 Comitês Regionais que serão compostos pela Seapa, SDR, Famurs, Fetag, Fetraf, Via Campesina e Emater. Esses deverão fazer o trabalho de articulação, movimentação e orientação junto aos esses municípios para agilizar a entrega da documentação referida ao Dipoa, para que após isso, possam ser realizadas as auditorias para o credenciamento dos municípios. Na ocasião, também foi aprovado pelo Conselho o novo selo do Susaf.

 

As informações são do Governo do Rio Grande do Sul

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas