Instituto Cândido Tostes oferece 12 cursos de formação profissional em #leite e derivados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) definiu a programação de cursos de formação básica profissional que serão oferecidos este ano, sobre leite e derivados e, a partir de hoje (10/02/14), os interessados já poderão se inscrever no site www.candidotostes.com.br. De março a novembro, serão ministrados 12 conteúdos, sempre com foco nas demandas do mercado laticinista.

 

«Os treinamentos são específicos na área de leite e derivados e são destinados aos diversos setores da cadeia produtiva, como profissionais da indústria, técnicos, produtores de leite e estudantes», ressalta a chefe do Centro de Ensino e Pesquisa do ILCT, Vanessa Teodoro.

 

Os cursos de formação básica profissional foram retomados no ano passado pelo ILCT. Os temas oferecidos atraíram a participação de cerca de 300 cursistas de todo o Brasil e até do exterior, vindos de Portugal e dez estados do país. As aulas teóricas e práticas já funcionam nos novos laboratórios da fábrica-escola do ILCT, inaugurados em outubro de 2013.

 

As instalações foram totalmente revitalizadas, contam com equipamentos e condições adequadas para a realização de pesquisas na área de lácteos, fabricação de produtos e manutenção do Curso Técnico em Leite e Derivados, com salas específicas para aulas e três laboratórios de Tecnologia e Desenvolvimento de Produtos.

 

A programação, os valores e demais informações sobre cada curso já estão disponíveis no site. Os temas são: doce de leite tradicional e para confeitaria, fabricação de queijos, processos de separação por membranas na indústria de laticínios, análise sensorial, controle de qualidade físico-química e microbiológica, legislação em laticínios, queijos especiais, higienização na indústria, programas de autocontrole, iogurte e bebidas lácteas e reciclagem global. Os conteúdos serão ministrados por pesquisadores do ILCT, com apoio de instituições parceiras.

 

Programação começa com doce de leite

 

O primeiro curso sobre doce de leite tradicional será realizado no dia 28 de março. O conteúdo será apresentado pelo professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ítalo Perrone, que irá abordar aspectos gerais sobre a tecnologia de fabricação, tipos de doces e características, processos tecnológicos, embalagem e qualidade do produto final. A carga horária é de 8 horas e o investimento R$ 380,00, incluindo material impresso e certificado.

 

O ILCT contribui desde 1935 para o crescimento do agronegócio do leite no país, atuando no desenvolvimento e na difusão de tecnologias, na capacitação de profissionais e na formação de técnicos para os segmentos da cadeia de lácteos no Brasil e no exterior. A integração entre ensino, pesquisa e produção de laticínios coloca o Cândido Tostes como referência no Brasil e no exterior.

 

http://www.agrosoft.org.br/agropag/227989.htm

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas