#Indústria do leite alerta para insustentabilidade por «resistência» da distribuição

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A Federação Nacional das Cooperativas de Leite (FENALAC) e a Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL) alertaram hoje para riscos de desemprego no setor devido a um aumento do preço na produção sem reflexo na distribuição.

 

«A remuneração da matéria-prima pela indústria láctea nacional cresceu significativamente nos últimos meses, na medida em que, desde outubro do ano passado, o preço do leite à produção em Portugal registou uma variação superior a 20%», disseram as duas estruturas num comunicado conjunto, lamentando uma «resistência incompreensível» por parte da distribuição em que a indústria transformadora reflita este aumento.

 

Leia também: EDP aumentou distribuição de eletricidade no verão. Consumo não subia há quase três anos

 

O secretário-geral da FENALAC, Fernando Cardoso, explicou à Lusa que «não tendo as empresas capacidade de refletir esse aumento de custos, as suas operações vão sofrer um impacto negativo e esse impacto poderá, em algumas situações, resultar na necessidade de reduzir custos, o que muitas vezes passa por reduzir o quadro de pessoal».

 

O documento da FENALAC e da ANIL alerta ainda que «importa sensibilizar os operadores da distribuição para a necessidade premente da indústria láctea transmitir este aumento de custos para jusante da cadeia de valor, caso contrário um número significativo de operadores corre sérios riscos de insustentabilidade económico-financeira».

 

Assim, a intenção das duas entidades é «alertar a distribuição» para que a situação se possa reverter antes que esse impacto possa vir a sentir-se.

 

http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO284024.html

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas