#Idaron interdita laticí­nio e apreende queijo com suspeita de uso de soda cáustica

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A empresa não apresentava equipamentos para processamento higiíªnico do leite e utilizava embalagens impróprias para o transporte do mesmo.

A Agíªncia de Defesa Sanitária Agrossilvipastoril do Estado de Rondí´nia (Idaron) interditou no último dia 15, em Candeias do Jamari, um laticí­nio sem registro em órgão oficial e com suspeita de uso de soda cáustica em queijos tipo mussarela. A ação realizada pela Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Candeias do Jamari, com apoio da Polí­cia Militar Ambiental, apreendeu dois mil quilos de queijo impróprios para consumo humano.

O laticí­nio, localizado na Linha 651, funcionava sem a documentação necessária para produção de alimentos de origem animal, fornecida pela Idaron, sendo considerado clandestino.

Além disto, a empresa não apresentava equipamentos para processamento higiíªnico do leite e utilizava embalagens impróprias para o transporte do mesmo. E também vai responder por crime ambiental por descartar dejetos de forma inadequada.

Todo produto ou subproduto animal precisa ter Selo de Inspeção Municipal (SIM) ou Estadual (SIE) ou Federal (SIF) para ser comercializado. O Selo garante que a empresa foi fiscalizada pelos órgãos competentes e que estão respeitando as normas higiíªnicas sanitárias, garantindo a qualidade do alimento.

“O consumo de produtos sem inspeção não garante a origem e pode representar riscos í s pessoas. Estes alimentos podem transmitir doenças e causar problemas gastrointestinais”, alerta o fiscal da Idaron Tony Tenório.

“Os estabelecimentos devem procurar a Agíªncia, pois informaremos e orientaremos para que o produtor obtenha o seu selo de qualidade, evitando ações tão traumáticas quanto esta”, diz o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges.

Todo o queijo apreendido foi descartado na Central de Deposição e Resí­duos Urbanos de Porto Velho.
http://www.paginadanoticia.com/portovelho/rondonia/noticias.php?id=8077#.UUcIFRxyGuI

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas