#Hoje é o Dia do Médico Veterinário

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A saúde animal, numa visão ampliada, descrita pelo Ministério da Agricultura, envolve questões relacionadas í  erradicação de doenças, saúde pública e controle dos riscos em toda a cadeia alimentar, assegurando a oferta de bons alimentos e bem estar animal. Para assegura-la existem os serviços veterinários aptos a detectar e adotar precocemente medidas de controle e erradicação das doenças. O valor desta profissão é lembrado com mais atenção na nesta segunda-feira, 9 de agosto Dia do Médico Veterinário.

«Para ser um bom veterinário o importante é dedicar-se e amar a profissão que escolheu para exercer em sua vida, e manter vivo o ideal que o levou a escolhíª-la quando jovem». Este é o conceito médico veterinário prof. Dr. Claudio Martins Real, que em 2001 recebeu o tí­tulo de Pai da Homeopatia Veterinária no Brasil, conferido pela Associação Médica Veterinária Homeopática.

Existem em média 90 mil profissionais em atividade por todo paí­s e aproximadamente cinco mil novos médicos chegando ao mercado anualmente, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária. A área no Brasil é recordista mundial em número de instituições de ensino são cerca de 190. No estado de Mato Grosso do Sul são mais de 4 mil profissionais atuantes e 74 especialidades registradas, segundo Conselho Regional de Medicina Veterinária.

O médico veterinário Mário Renck Real, mostra-se bastante satisfeito com a profissão que escolheu há 34 anos e fala da importí¢ncia do profissional na produção de rebanhos de carne e leite: «A possibilidade de ser um agente capaz de promover uma produção de qualidade, contribuindo para que os animais nos forneçam um alimento saudável seja carne, leite, ovos etc., sempre me despertou interesse. A medicina veterinária é um agente econí´mico de primeira grandeza para o produtor por ser eminentemente preventiva e envolver estratégias de trabalho que não se limitam a cura».

Cuidar da saúde dos animais de estimação também é motivo de satisfação para o profissional. «Hoje muitas famí­lias os tratam quase como filhos e quando conseguimos cura-lo é muito bom poder ver a satisfação do dono com seu animalzinho restabelecido podendo desfrutar de um perí­odo a mais de convivíªncia», revela Dr. Mário. Em 2012, esse setor demonstrou crescimento de 16,4 % em relação ao ano anterior, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Cláudia Maria Leite Real filha e irmã de médicos veterinários, expressa sua opinião sobre a importí¢ncia desta profissão e conta como é estar inserida neste universo: «Ter um pai Médico Veterinário é maravilhoso. Desde criança tivemos o exemplo de como lidar e tratar os animais respeitá-los, preocuparmo-nos com o seu bem-estar. Vi meu pai tratar uma asa quebrada de um canarinho e também de um elefante de circo que estava doente, com a mesma dedicação. Ele é um exemplo de paixão pela profissão escolhida, pois trabalha pelo bom conví­vio entre o ser humano e as demais espécies respeitando sempre a natureza e a Deus», explica a Diretora Administrativa Financeira da empresa Real H Nutrição e Saúde Animal.
Fonte:  Agrolink

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas