#Governo inaugura feira e distribui alimentos e leite em Glória

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Feira da Agricultura Familiar integra consumidores locais e pequenos produtores rurais. Neste mesmo dia, 1.259 famí­lias sertanejas da região serão beneficiadas com a entrega de kits de alimentos e 15.108 litros de leite í s ví­timas da estiagem

O interesse dos municí­pios sergipanos em ter adesão da Feira da Agricultura Familiar, uma iniciativa executada pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistíªncia e do Desenvolvimento Social (Seides), tem aumentado. Na próxima quarta-feira, dia 12, acontecerá a inauguração do projeto no municí­pio de Nossa Senhora da Glória, distante 113 quilí´metros de capital sergipana.

A Feira da Agricultura Familiar, que será realizada na Praça da Telegipe da cidade, vai contar com a participação dos agricultores dos municí­pios de Feira Nova, Garau, Moita Bonita e Ribeirópolis.

O projeto integra consumidores locais e pequenos produtores rurais de frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos; derivados do leite, mel, mangaba, doces artesanais e outros produtos. Assim, a produção e comercialização própria destes produtos garantem aos agricultores lucro total das vendas.

Kits e leite

Neste mesmo dia, 1.259 famí­lias sertanejas da região serão beneficiadas com a entrega de kits de alimentos e 15.108 litros de leite í s ví­timas da estiagem dentro das ações emergenciais de enfrentamento í  seca realizadas pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistíªncia e do Desenvolvimento Social (Seides).

Os gíªneros alimentí­cios foram doados pelo Governo Federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As caixas de leite foram enviadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate í  Fome (MDS).

Cada famí­lia vai receber um kit com 12,5 quilos de arroz, 5 quilos de feijão e 1,8 quilos de farinha. Também foram inseridos 12 litros de leite. Por meio do termo de adesão assinado pelos prefeitos, as equipes municipais responsabilizam-se pelas entregas a cada cidadão e pelas listas dos beneficiários, que devem estar inseridos no Cadastro íšnico e necessitar realmente da Polí­tica de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado. Todo o trabalho é monitorado pela Seides.

As Feiras

As Feiras da Agricultura Familiar são um projeto do Governo de Sergipe, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para fortalecer a agricultura familiar, criando frentes de comercialização para o escoamento da produção desses pequenos produtores rurais.

Essas frentes viabilizam a comercialização direta entre centro produtor e centro consumidor revertendo maior renda a este agricultor que diversifica o destino de sua produção, eliminando o atravessador, figura responsável pelo impedimento da elevação da margem de lucro deste agricultor.

Além disso, os participantes da Feira da Agricultura Familiar são incentivados a conduzirem a sua produção utilizando métodos agroecológicos e adotando medidas de proteção ambiental controlando a emissão de resí­duos destas feiras, dando a eles a destinação correta.
http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=154424

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas