A Feira da Agricultura Familiar integra consumidores locais e pequenos produtores rurais. Neste mesmo dia, 1.259 famílias sertanejas da região serão beneficiadas com a entrega de kits de alimentos e 15.108 litros de leite í s vítimas da estiagem
O interesse dos municípios sergipanos em ter adesão da Feira da Agricultura Familiar, uma iniciativa executada pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistíªncia e do Desenvolvimento Social (Seides), tem aumentado. Na próxima quarta-feira, dia 12, acontecerá a inauguração do projeto no município de Nossa Senhora da Glória, distante 113 quilí´metros de capital sergipana.
A Feira da Agricultura Familiar, que será realizada na Praça da Telegipe da cidade, vai contar com a participação dos agricultores dos municípios de Feira Nova, Garau, Moita Bonita e Ribeirópolis.
O projeto integra consumidores locais e pequenos produtores rurais de frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos; derivados do leite, mel, mangaba, doces artesanais e outros produtos. Assim, a produção e comercialização própria destes produtos garantem aos agricultores lucro total das vendas.
Kits e leite
Neste mesmo dia, 1.259 famílias sertanejas da região serão beneficiadas com a entrega de kits de alimentos e 15.108 litros de leite í s vítimas da estiagem dentro das ações emergenciais de enfrentamento í seca realizadas pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistíªncia e do Desenvolvimento Social (Seides).
Os gíªneros alimentícios foram doados pelo Governo Federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As caixas de leite foram enviadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate í Fome (MDS).
Cada família vai receber um kit com 12,5 quilos de arroz, 5 quilos de feijão e 1,8 quilos de farinha. Também foram inseridos 12 litros de leite. Por meio do termo de adesão assinado pelos prefeitos, as equipes municipais responsabilizam-se pelas entregas a cada cidadão e pelas listas dos beneficiários, que devem estar inseridos no Cadastro íšnico e necessitar realmente da Política de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado. Todo o trabalho é monitorado pela Seides.
As Feiras
As Feiras da Agricultura Familiar são um projeto do Governo de Sergipe, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para fortalecer a agricultura familiar, criando frentes de comercialização para o escoamento da produção desses pequenos produtores rurais.
Essas frentes viabilizam a comercialização direta entre centro produtor e centro consumidor revertendo maior renda a este agricultor que diversifica o destino de sua produção, eliminando o atravessador, figura responsável pelo impedimento da elevação da margem de lucro deste agricultor.
Além disso, os participantes da Feira da Agricultura Familiar são incentivados a conduzirem a sua produção utilizando métodos agroecológicos e adotando medidas de proteção ambiental controlando a emissão de resíduos destas feiras, dando a eles a destinação correta.
http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=154424