Governo entrega analisadores de leite a cooperativas do ES

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Representantes de cooperativas de laticí­nios se reuniram semana passada para discutir medidas que melhorem a qualidade do leite produzido no Espí­rito Santo. A 21ª Reunião do Leite foi realizada na Cooperativa de Laticí­nios de Alfredo Chaves, Sul do Estado, e o principal ponto debatido foi a Instrução Normativa 62 (IN62), pela qual cada produtor terá a qualidade do seu leite analisado separadamente, antes de misturar seus produtos em um resfriador.

Durante o evento, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou a entrega de sete analisadores de leite a cooperativas, com investimento total no valor de R$ 32.100,00 oriundos de emenda parlamentar estadual.

A preocupação dos produtores de leite com a IN 62, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é grande, pois ela oficializa os métodos analí­ticos para análises microbiológicas para controle de produtos de origem animal. Ou seja, todo produtor terá sua produção analisada individualmente, elevando os custos finais.

Para o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Espí­rito Santo (OCB/ES), Esthério Colnago, é necessário encontrar uma solução para que o produtor não seja prejudicado com a IN 62. «Além da Instrução Normativa, a integração das cooperativas para discutir o que as une e o que as separa, é de extrema importí¢ncia e muito positiva para o Sistema Cooperativista do Estado. Devemos lembrar que nossos concorrentes estão fora das cooperativas e temos que nos unir e promover esses encontros com mais frequíªncia para enfrentar o mercado», destacou.

Segundo o gerente de pecuária Estadual, Pedro Cani, a tarefa a ser cumprida pelas indústrias de laticí­nios vai aumentar significativamente os custos. «Atualmente, essas indústrias fazem cerca de quatro mil análises no Estado, mas poderia saltar para 14 mil. Se, por um lado, é perverso para as indústrias, por outro, tem o lado positivo, já que, estimula os produtores a melhorarem a qualidade de sua produção», destacou Cani. «Para produzir com qualidade basta ter higiene na ordenha e saúde das vacas, ou seja, não implica em grandes investimentos para os pequenos criadores», complementou.

Entrega dos analisadores

Com recursos de emenda parlamentar estadual, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) entregou analisadores de leite a seis cooperativas capixabas. O investimento total ficou em R$ 32.100,00.

Para o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, é importante fortalecer os pequenos produtores de leite para melhorar a qualidade da produção capixaba. «A pecuária leiteira é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento da nossa agricultura, especialmente aquela praticada em pequenas propriedades. Por isso, estamos empenhados em beneficiar pequenos produtores com acesso í  tecnologia para melhorar a qualidade do leite e aumentar a produtividade», explica.

Uma das beneficiadas foi a Cooperativa de Laticí­nios de Alfredo Chaves (Clac), que recebeu dois analisadores de leite. Segundo o gerente industrial Eleonardo Antí´nio Piassi, fica bem mais prático fazer a rastreabilidade no campo. «Com o analisador, podemos saber rapidamente qual leite apresenta problemas e, então, não vamos misturar o produto com o dos outros produtores para não afetar a qualidade final». Um exemplo, segundo Piassi, é quando o produtor adiciona água ao leite, o que é facilmente detectado com o analisador.

Cooperativas beneficiadas

Cooperativa Agropecuária do Norte do Espí­rito Santo (Veneza)
Cooperativa de Laticí­nios de Alfredo Chaves (Clac)
Cooperativa Agrária Vale do Itabapoana (Cavil)
Cooperativa de Laticí­nios de Mimoso do Sul (Colamisul)
Cooperativa de Laticí­nios Selita
Coopetativa Agrária Mista de Castelo (Cacal)

Fonte: Assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas