#Governo do Estado libera produção de leite pela Latvida

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Empresa foi interditada em maio durante Operação Leite Compen$ado
Cinco dias após a Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa) autorizar a venda de lotes de leite que estavam no estoque da empresa Latvida, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) do Rio Grande do Sul liberou também a retomada das linhas de produção da VRS – Indústria de Laticí­nios Ltda, produtora do leite Latvida. O anúncio foi feito nessa quarta-feira pelo titular da Pasta, Luiz Fernando Mainardi, na prefeitura de Estrela, no Vale do Taquari.

A liberação ocorreu após a empresa ter cumprido as exigíªncias sanitárias feitas pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), conforme a Seapa. A VRS também assinou um Termo de Compromisso para derir ao programa de coleta í  granel, com prazo de 60 dias para apresentar um plano de trabalho detalhando os passos para atender as determinações exigidas.

Segundo Mainardi, a cadeia do leite é uma das mais complexas e principais do Estado e a produção do produto é menor do que a capacidade da indústria. Porém, de acordo com o secretário, a intenção é ampliar a produção, passando de 10 para 20 milhões de litros de leite por dia no perí­odo de dez anos.

Parceria busca recuperar imagem do setor

Sobre a fraude descoberta na Operação Leite Compen$ado deflagrada pelo Ministério Público (MP), o secretário destacou que a parceria com o programa Mais Leite de Qualidade, lançado pelo governo do Estado em março, além do Prodeleite, o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cadeia do Leite (Fundoleite) e o Instituto Gaúcho do Leite (IGL) vem para destravar alguns gargalos a respeito do modelo de gestão da cadeia do leite no Estado. “Antes tarde do que nunca”, disse Mainardi, ao reafirmar o comprometimento da prefeitura de Estrela, do governo e das empresas para recuperar a imagem do setor.

A respeito do programa Mais Leite de Qualidade, Mainardi explicou que uma das exigíªncias é que a entrega do leite, por exemplo, só poderá ser feita pela transportadora que aderir í s normas estabelecidas e que não haverá mais a compra avulsa do produto. “O pequeno produtor tem que ser estimulado para ampliar a qualidade e a sanidade, queremos um leite 100% saneado com erradicação da brucelose e tuberculose”, sustentou.

O representante da VRS, Paulo Pereira, disse que atualmente a produção de leite está em 300 mil litros por dia, com projeção para elevar para 500 mil litros. “Essa adesão vai nos fazer mais forte e hoje é um momento histórico”, definiu. A empresa é a primeira a aderir í  portaria que regulamenta a coleta de leite cru refrigerado e o transporte a granel.

Já o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, ressaltou a vontade do municí­pio em evitar o fechamento da Latvida. A empresa é a sexta maior da cidade – representando 2,6% da arrecadação de ICMS – e possui 300 famí­lias envolvidas e mais de mil produtores.

A Latvida foi interditada no dia 8 de maio durante a Operação Leite Compen$ado. No perí­odo, a empresa foi proibida de comercializar qualquer tipo de produto. Desde a última sexta, a Latvida está apta a comercializar leite UHT e demais produtos que foram fabricados no perí­odo entre 24 de abril e 8 de maio – dia em que a empresa foi proibida de vender os itens.

http://portallw.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=500237

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas