Governo do Estado ensina a prática de ensilagem

A convivência com a estiagem no semiárido tem levado os agricultores familiares recorrerem a diferentes maneiras de armazenamento de ração. A Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, por orientação do Governo do Estado, está levando a prática de ensilagem para todas regiões.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nesta semana, sob orientação da Emater PB, foi realizada uma demonstração de construção de silo aéreo com capim elefante com a participação de 21 produtores rurais do município de Tenório, no Curimataú.

Segundo o coordenador regional da Emater em Picuí, Fernando Guedes, para a realização do dia especial sobre a produção de silagem, tipo silo aéreo com capim elefante, cameron e melaço, ocorreu na comunidade Sitio Chã, de propriedade Lindoberto Cordeiro, numa parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e outros parceiros. Tendo iniciado às 9 h, o evento se prolongou até às 16h15.

As tecnologias apresentadas servirão como alternativa de suporte à base alimentar e nutricional dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos, garantindo a produção e diminuindo os custos de produção do leite e da carne. Além disso, pretendem promover o desenvolvimento socioeconômico do Semiárido paraibano.

A produção de silagens de alta qualidade depende de um armazenamento das forragens e outros produtos ou subprodutos agrícolas destinados à alimentação animal. Importante nessa fase do processo, denominada de ensilagem, ou enchimento dos silos, o tamanho das partículas, a umidade ou matéria seca do material com a vedação para melhor armazenamento.

http://www.ararunaonline.com/noticia/16297/governo-do-estado-ensina-a-pratica-de-ensilagem-aos-criadores-do-curimatau/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas