#Governo descentraliza Programa Leite das Crianças

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Comissão Técnica Estadual do Programa Leite das Crianças realizou uma videoconferíªncia nesta quinta-feira (13) para apresentar a normativa para a descentralização da gestão do programa. Comissões Técnicas Regionais deverão acompanhar o andamento do programa nos í¢mbitos regional e municipal.

A medida é mais um passo para ampliar o alcance do programa, que busca combater a desnutrição infantil em todo o Paraná. Assim como a comissão estadual, os grupos regionais serão compostos por representantes das Secretarias do Trabalho, da Agricultura, da Educação, da Famí­lia e da Saúde, além de outras entidades como a Emater, Adapar, secretarias municipais e conselhos regionais de segurança alimentar e nutricional.

As competíªncias de cada membro da comissão foram apresentadas durante a videoconferíªncia, que reuniu 20 equipes regionais. Toda a proposta está na deliberação 002/2012 da Comissão Técnica do Programa Leite das Crianças, disponí­vel no site www.leite.pr.gov.br.

Segundo a coordenadora da comissão estadual, Cristiane Puchevaillo Souza, a partir de janeiro as comissões regionais já devem estar em funcionamento. “Elas vão se reunir mensalmente e serão responsáveis por planejar, auxiliar a elaboração e executar os planos de ação anuais do programa em suas regiões de abrangíªncia”, disse.

Uma das atribuições da comissão regional será acompanhar o processo de credenciamento das usinas de beneficiamento do leite. Com isso, pretende-se aumentar o número de fornecedores, especialmente os oriundos da agricultura familiar.

Além disso, a comissão vai auxiliar a qualificação de todos os setores envolvidos na operacionalização do programa, sobretudo os profissionais que atuam nos pontos de distribuição do leite (escolas).

Atualmente, 150 mil crianças estão cadastradas para receber um litro de leite por dia. O leite das crianças é enriquecido com ferro e vitaminas A e D, o que melhora as condições de desenvolvimento da criança. O programa atende crianças de seis meses a tríªs anos de idade e que fazem parte de famí­lias com renda per capita de até meio salário mí­nimo regional.

Fonte: Agíªncia de Notí­cias do Paraná

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas