#Governo chiníªs aumenta medidas de segurança para lácteos importados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Após uma série de escí¢ndalos, o órgão do governo da China que cuida da segurança alimentar planeja introduzir regulamentações mais rí­gidas sobre as importações e exportações de produtos lácteos. Qualquer produto lácteo importado que não cumprir com os padrões de segurança, sanidade e ambientais deverá ser destruí­do dentro de tríªs meses ou retornar ao paí­s de origem, de acordo com uma regulamentação divulgada pela Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China.

A Regulamentação de Supervisão e Controle de Inspeção e Quarentena de Produtos Lácteos Importados e Exportados entrará em vigor em 1 de maio. O ex-presidente da Associação da Indústria de Lácteos de Guangdong, Wang Dingmian, gostou da medida e disse que uma supervisão mais rí­gida poderá ajudar a proteger a segurança dos clientes e a forçar os processadores a prestar mais atenção aos padrões nutricionais existentes no paí­s.

A ex-chefe de pediatria do Hospital de Medicina Integrada Tradicional e Ocidental de Pequim, Zhang Silai, disse que a dicianodiamida (DCD) encontrada no leite em pó da Nova Zelí¢ndia é um exemplo de substí¢ncia que não faz parte das atuais regulamentações. â€œí‰ um elemento que não deve ser permitido no leite, de forma que não deve ser esquecido de ser listado. Não sabemos ainda os danos que esse elemento poderia causar”.

A descoberta de DCD no leite da Nova Zelí¢ndia repercutiu bastante na China. O Ministério das Indústrias Primárias da Nova Zelí¢ndia vem desde então insistindo que não há risco de segurança alimentar. Entretanto, muitos pais chineses continuam apreensivos em usar produtos importados da Nova Zelí¢ndia.

Dingmian e Silai disseram que não há necessidade de preocupação por parte dos pais em importar leite em pó da Nova Zelí¢ndia, devido í s pequenas quantidades da substí¢ncia envolvida. Uma pessoa de 60 quilos teria que beber mais de 130 litros de leite para que consumisse quantidade acima do aceitável de DCD, de acordo com padrões da Comissão Europeia, e “consideravelmente” mais para ter efeitos adversos para a saúde, disse Wayne McNee, diretor gerente do Ministério para Indústrias Primárias da Nova Zelí¢ndia.

A China se tornou o maior mercado mundial de fórmulas infantis feitas com leite em pó, porque os pais chineses perderam a confiança em suas próprias marcas após o escí¢ndalo de contaminação do leite em 2008. Em 2012, 80% dos produtos lácteos importados pela China vieram da Nova Zelí¢ndia.

A reportagem é do http://www.chinadaily.com.cn

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas