Governo certifica extensionistas para a Chamada Pública do #Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A inauguração do Polo Tecnológico Agroalimentar de Batalha, que ocorreu na última sexta-feira (29), marcou também o pontapé inicial do trabalho da Extensão Rural, através do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), na Cadeia Produtiva do Leite. Na ocasião, um grupo formado por 33 profissionais de diversas áreas concluiu o Módulo I da Capacitação Inicial para Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Emater/AL.

A capacitação ocorreu no auditório do Polo Tecnológico de Batalha, onde também passou a funcionar o Escritório Regional da Emater/AL, na Bacia Leiteira. Coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, o novo centro passará a ser referência de pesquisa voltada para o desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, reunindo assim empresas privadas, associações e cooperativas de produtores e diversas instituições de pesquisa como a Emater, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Na solenidade de inauguração, o governador Teotonio Vilela Filho entregou o certificado de capacitação à técnica agropecuária Juniéle Gonçalves dos Santos, natural de Belo Monte, região da Bacia Leiteira. “A capilaridade da Emater vai fazer chegar as pesquisas que forem desenvolvidas neste polo aos agricultores. Tecnologia melhora a vida das pessoas, aumenta a qualidade dos alimentos, a produtividade e a renda das famílias”, destacou Vilela.

A diretora presidente da Emater/AL, Inês Pacheco, enfatizou a importância do novo centro para região. “O Polo Agroalimentar de Batalha resgata a referência do Estado no desenvolvimento da região. Com esse novo Centro o agricultor saberá onde buscar apoio. Com o inicio do novo projeto voltado para famílias da Cadeia do Leite, a Emater/AL volta a cumprir seu papel de levar desenvolvimento e tecnologia ao campo. Estamos só começando”, afirmou Inês Pacheco.

O projeto Chamada Pública para Promoção da Agricultura Familiar Sustentável na Cadeia Produtiva do Leite do MDA, executado pela Emater/AL, vai beneficiar diretamente 1500 famílias – com Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – DAP – dos municípios de Jaramataia, Major Isidoro, Cacimbinhas, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Palestina, Pão de Açúcar, Minador do Negrão e Olho d´Água das Flores.

por Agência Alagoas

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas