#Governador entrega ração e promete retomar programa do leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Depois de iniciar a distribuição na cidade de Monteiro, no Cariri Paraibano, o governador Ricardo Coutinho participou da entrega da ração animal na cidade de Sousa, no Sertão. A ação, que vai beneficiar 20 mil produtores em todo Estado, foi comemorada pelos criadores. «Nesse momento crucial pelo qual passa nosso rebanho o governo atende a necessidade do pequeno produtor que está com o rebanho na maior dificuldade. Isso toca profundamente no sentimento de cada um, porque esse é o rebanho que vai sobreviver e que vai dar o sustento da nossa famí­lia», disse o produtor Joaquim Nunes.

Para o governador Ricardo Coutinho, a bovinocultura é a principal fonte econí´mica do semiárido e por isso a necessidade de se dar uma atenção especial. «Essa ação é inédita na Paraí­ba. Estamos distribuindo 19 mil toneladas. São 900 carretas que estarão circulando pela Paraí­ba ao longo dos próximos meses para não deixar faltar ao pequeno produtor  a alimentação que vai fazer a diferença entre a vida e a morte do seu rebanho”, analisou o governador.

Ricardo Coutinho disse ainda que a distribuição vai acontecer simultaneamente em dez regionais. A ação conjunta envolve diversas secretarias do Estado. «Eu sei e compreendo a importí¢ncia desse rebanho, por isso fiz questão de vir a Monteiro e Sousa. São dez pontos de entrega para que não falte alimentação animal para os pequenos produtores”, afirmou.

Dentre as ações voltadas para o homem do campo, Ricardo lembrou a retomada do programa do leite. «Vamos retomar o programa do leite com o Governo Federal. Estamos cumprindo todas as exigíªncias. Não permitimos que o programa fosse anulado como em Sergipe. Vamos cadastrar novos produtores, novos agricultores e voltar com essa ação tão importante», garantiu.

O prefeito Fábio Tyrone agradeceu o empenho do governo para diminuir os efeitos drásticos da seca na região. «A ação é de muita releví¢ncia para o homem do campo e chega em um momento crucial em que o rebanho precisa muito desse alimento. Só temos que agradecer ao Governo do Estado”, enfatizou.

De acordo com o secretário executivo da Agropecuária e da Pesca, Rí´mulo Montenegro, o programa vai atender aos produtores durante cinco meses. As regionais de distribuição estão localizadas nas cidades de Picuí­, Monteiro, Santa Luzia, Patos, Serra Branca, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Princesa Isabel e Itaporanga. Segundo ele, o Estado tem hoje um rebanho de 1,3 milhão de cabeças de gado. Desse total, 71% vão receber a ração até o míªs de dezembro.

Já o secretário da Infraestrutura e presidente do Comitíª Estadual de Combate í  Estiagem, Efraim Morais, lembrou que só terão acesso í  ração animal os proprietários que estiverem em dia com a vacina contra a aftosa. No caso do rebanho não vacinado, o produtor será encaminhado í  Defesa Agropecuária, que vai tomar as providíªncias necessárias para viabilizar a vacinação e o acesso do produtor í  ração animal.

A produtora rural Raimunda Augusta Gonzaga, de 74 anos, comemorou a chegada da ração animal. ‘Graças a Deus nosso gado vai escapar. Os bichos já estavam caindo, agora vão se levantar. Em todos esses anos, nunca vi isso nessa região. Estou muito feliz, meus animais vão sobreviver’, comemorou a produtora.

O produtor Francisco de Assis de Sousa, de 82 anos, que mora na zona rural de Sousa, fez questão de ir pessoalmente buscar a ração. ‘Vou alimentar o meu gado que está morrendo de fome. Não sabia mais o que fazer, essa ação vai salvar meu pequeno rebanho’, afirmou o produtor.

O Programa de Distribuição de Ração Animal é fruto de um convíªnio do Governo do Estado da Paraí­ba, por meio da Secretaria de Infraestrutura Estadual, e a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração.

Paralelamente ao Programa de Distribuição de Ração Animal, o Governo do Estado (com recursos próprios), por meio da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrí­colas (Empasa), vai iniciar o programa subsidiado de ração que vai beneficiar cerca de 5.000 produtores. Serão 10.000 toneladas de silagem de milho ou sorgo, 6.000 toneladas de torta de algodão e 5.000 toneladas de farelo de soja. Um investimento total de R$15 milhões até o fim do ano.

SECOM

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas