#Governador abre Expodireto Cotrijal 2013 em clima otimista

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Espaço de amplas oportunidades de negócio e troca de conhecimento, a Expodireto Cotrijal 2013 – feira que reúne participantes do Brasil e de outros paí­ses – teve iní­cio na manhã desta segunda-feira, 04, em Não-Me-Toque. A abertura oficial da 14ª edição do evento, que se encerra na sexta-feira, 08, ocorreu í s 9h, no Auditório Central do Parque da Expodireto Cotrijal.

O clima favorável para as culturas e a projeção de uma das maiores safras, refletiu nos discursos das autoridades. O presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mí¢nica, destacou que diversos fatores, como os incentivos governamentais e o otimismo do mercado internacional, devem favorecer a comercialização no evento.

O governador Tarso Genro destacou a projeção internacional da exposição e comentou que a feira é pioneira no modelo de desenvolvimento regional preconizado pelo Governo do Estado. “Estamos planejando um modelo inédito no RS, baseado no esforço conjunto de atores privados e polí­ticas públicas. Este processo parte da terra e envolve os atores locais – produtores, empresários, agroindústria – que se mobilizam e geram o capital industrial e os insumos para dar continuidade í  agricultura”, disse.

Para o presidente da Emater/RS-Ascar, Lino De David, as expectativas com relação í  feira são as melhores possí­veis, pois, devido í  expectativa de uma boa safra, o produtor participa da Expodireto em condições de acessar o conhecimento e a tecnologia oferecidos, além de poder definir investimentos.

Agroindústria Familiar e Cooperativismo em destaque na 24ª Interiorização de Governo

O primeiro dia da Expodireto também contou com a reunião de Interiorização do Governo do Estado. O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, destacou o espaço destinado í s agroindústrias familiares, que possuem seu próprio Pavilhão na feira. A projeção é de que 100 mil pessoas circulem pelo local, que conta com o apoio da Emater/RS-Ascar. O volume de negócios dos expositores familiares deve chegar a R$ 500 mil.

Pavan também frisou as medidas de cooperativismo implantadas pelo Estado, lembrando que, nesta segunda-feira (04/03), o governador assinou o decreto que regulamenta a Lei do Programa Pró-Cooperação, que apoia, mediante concessão fiscal, cooperativas agropecuárias gaúchas que incrementem arrecadação no Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Durante a Interiorização, o presidente do Banrisul, Tulio Zamin, anunciou que o Governo do Estado disponibilizará R$ 500 milhões em linhas de crédito para custeio, investimento e comercialização na próxima safra de inverno no Rio Grande do Sul.

Além de recursos para financiar a agricultura, foram lançados programas voltados í  inovação, cooperativismo e cadeia produtiva do leite. A reunião teve ainda anúncios de investimentos em infraestrutura e assinaturas de convíªnios e contratos de financiamento com prefeituras e diversos produtores.

Sucessão Familiar é foco da Emater/RS-Ascar

As atividades fundamentais para a agricultura familiar são o destaque do Espaço da Famí­lia Rural da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal. O presidente da Emater/RS-Ascar comenta que, apesar de a região de Não-Me-Toque ter uma produção de grãos extensiva, todo o agricultor trabalha com as culturas próprias para o abastecimento da propriedade, como a horticultura, piscicultura, florestas, agroindústria e preservação ambiental. Todas estas áreas estão sendo contempladas pelo trabalho da Instituição. “Trabalhamos para que o somatório destas atividades leve o agricultor a produzir, preservando os recursos naturais”, informa.

A Sucessão na Agricultura Familiar, tema que preocupa em torno de 31% das famí­lias rurais gaúchas, é o foco de diversos espaços da Instituição na feira. “Para que consiga permanecer no campo, o jovem terá que introduzir tecnologia, conhecimento, mecanização e agroindustrialização. Ele não poderá mais se focar somente na questão produtiva, mas também realizar o processamento e a comercialização, que são desafios para os filhos de agricultores. Por isso trabalhamos na Instituição para capacitar, orientar e propor iniciativas econí´micas que viabilizem a permaníªncia do jovem no campo”, destaca De David.
http://radioprogresso.com.br/noticias/politica/regionaiselocais/8841-governador-abre-expodireto-cotrijal-2013-em-clima-otimista-e-com-previsao-de-boa-safra

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas