# Gestores da cadeia produtiva do leite visitam municí­pios Baixada Cuiabana e Cáceres

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com o objetivo de aumentar a produção leiteira, recuperar as pastagens degradadas e melhorar a qualidade do leite na agricultura familiar, membros do grupo gestor da Cadeia Produtiva do Leite visitaram as Unidades de Referíªncias Tecnológicas (URT’s), em cinco municí­pios das regiões da Baixada Cuiabana e Cáceres. O zootecnista da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistíªncia e Extensão Rural (Empaer), Antí´nio Rí´mulo Fava, esclarece que serão implantadas 30 (URT’s) em propriedade de agricultores que exploram a atividade leiteira.

Para instalação das URT’s, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Empaer, Senar, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-MT) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) visitaram os municí­pios de Poconé, Cáceres, Araputanga, Figueirópolis e Pontes de Lacerda. Conforme Fava, as Unidades servirão para demonstrar as técnicas utilizadas na produção de leite para os demais pecuaristas interessados em melhorar o rebanho bovino.

Segundo Antí´nio Rí´mulo, as unidades servirão de modelo, visitação para os produtores por meio de apresentação de tecnologia para a produção de leite com ordenhadeira mecí¢nica, criação de bezerros, pastagem rotacionada, recuperação de pastagem degradada, controle de doenças infecto-contagiosas, suplementação alimentar, custos de produção e outros. “A intenção desse trabalho é ampliar a capacidade de produção, melhorar a qualidade genética do rebano bovino e aumentar a renda dos agricultores familiares”, destaca.

O coordenador da cadeia produtiva do leite em Mato Grosso da Sedraf, Carlos Dorileo, esclarece que visitaram 135 municí­pios e a partir do míªs de setembro, as 30 URT’s estarão implantadas. Além da implantação das unidades, tem a capacitação dos profissionais para implementação de novas tecnologias a serem aplicadas no campo. O Projeto da cadeia produtiva do leite visa capacitar de maneira continuada agentes da assistíªncia técnica e extensão rural. O curso será realizado nos dias 28, 29 e 30 de agosto, pelos pesquisadores da Embrapa. Mais de 60 técnicos vão participar do sétimo módulo, no municí­pio de Araputanga.

Com uma produção de 2,8 milhões de litros de leite por dia em Mato Grosso, a intenção é chegar em 2014 com uma produção diária de cinco milhões de litros de leite. Dorileo ressalta, que a finalidade do trabalho é aumentar a produção, produtividade, qualidade, consumo do leite, modernização das indústrias e diversificação do derivados do leite com a produção de bebidas lácteas, iogurtes, queijos e outros.
http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=421706

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas