#Genética transforma produção de leite em ouro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Rio -  í‰ com orgulho que o produtor Kenedi Coimbra fala sobre o futuro da sua criação de gado leiteiro: presas no entorno da casa onde ele mora, numa propriedade em Itaocara, no Noroeste Fluminense, as bezerras de alto padrão genético são a esperança de aumentar a produção. Ele é um dos cerca de 700 produtores beneficiados pelo Rio Genética, programa da Secretaria Estadual de Agricultura que visa ao aumento e í  melhora da produção de leite no estado.

O principal objetivo é aproveitar o potencial expoente do mercado leiteiro do Rio de Janeiro, incentivando, principalmente, os pequenos produtores. Além de proporcionar o acesso í  tecnologia de ponta, como a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), o programa oferece financiamento em condições especiais para que eles possam adquirir animais de alto padrão.
“Eu não passava dos 50 litros mensais. Hoje, minha produção chega a 180, 200 litros por míªs”, conta ele.

A produção de leite no Rio de Janeiro se concentra, principalmente, em pequenas propriedades como a dele, de até 90 hectares. Estes produtores são a ponta de uma cadeia produtiva que vem despontando no estado. Um dos maiores consumidores do paí­s, o Rio bebe cerca de 2,5 bilhões de litros de leite por ano — número que pode chegar aos 3,2 bilhões de litros, se considerado o consumo de derivados.

Em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que cede tanto a estrutura do laboratório, em Valença, quanto material genético de alto padrão, a Pesagro-RJ (Empresa de Pesquisa Agropecuária do RJ) está desenvolvendo a parte do programa voltada para produção de embriões que serão repassados aos produtores participantes do programa.

“Na Pesagro, temos as matrizes de alto padrão, que doam material genético. Usamos animais de alta qualidade já existentes no estado, principalmente na Região Noroeste. Os embriões que produzimos são ofertados para os pequenos produtores”, explica o coordenador-técnico do programa e professor de reprodução animal da Universidade Federal Fluminense, Luiz Altamiro Nogueira.
http://odia.ig.com.br/portal/rio/o-dia-no-estado/gen%C3%A9tica-transforma-produ%C3%A7%C3%A3o-de-leite-em-ouro-1.465410

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas