# Fraude no leite foi superada

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Indústria reforçou as análises do produto para evitar novos casos de presença de formol

O presidente da Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV), Cláudio Teixeira, afirmou que o episódio envolvendo fraudes na produção de leite no Brasil, ocorrido em maio, foi superado.

Segundo ele, além das vistorias de rotina do Ministério da Agricultura, a própria indústria reforçou as análises do produto para evitar novos casos de presença de formol no leite. “Felizmente conseguiram prender os transportadores que estavam fraudando o produto, e não foram detectadas mais fraudes.”

O executivo explicou que, em fevereiro, a indústria iniciou análises especí­ficas, já feitas pelo Ministério em laboratórios federais, para detectar a presença de folmaldeí­do e ureia no leite e evitar esse tipo de fraude.

Segundo ele, o escí¢ndalo não prejudicou o consumo de leite longa vida, que cresceu 3,9% no primeiro semestre ante igual perí­odo do ano passado, para cerca de 3,2 bilhões de litros. “O setor está sempre se aprimorando, desenvolvendo tecnologias de análise para oferecer o melhor produto possí­vel”, salientou Teixeira.

Leite Compensado – Análise de amostras realizada em janeiro pelo laboratório oficial do Ministério da Agricultura identificou a presença de formol em seis lotes da marca Italac, um lote da Lí­der e um lote da Mu-mu. A representação do ministério no Rio Grande do Sul e o Ministério Público do Estado (MP-RS) desencadearam então uma investigação, acompanhada pela ABLV, que culminou, em maio, com a Operação Leite Compensado, com o cumprimento de nove mandados de prisão e oito de busca e apreensão em tríªs cidades do RS.

í€ época, a ABVL destacou que os oito lotes foram retirados do mercado, afirmou que o problema, avaliado como pontual, havia ocorrido durante o transporte da matéria-prima (leite cru) e condenou qualquer ação que comprometa os padrões de qualidade do leite.
http://www.portaldbo.com.br/Portal/Conteudo/Noticias/7603,,Fraude+no+leite+foi+superada,+diz+ABVL.aspx

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas