Fóruns debatem produção #leiteira no Vale do Paraíba

Eventos promovidos pelo Sebrae-SP e Faesp em São José dos Campos e Taubaté reuniram 142 produtores; Jacareí recebe nesta quinta (27) o Fórum ‘Agricultura Familiar e Oportunidades de Venda para o Governo’
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Eventos promovidos pelo Sebrae-SP e Faesp em São José dos Campos e Taubaté reuniram 142 produtores; Jacareí recebe nesta quinta (27) o Fórum ‘Agricultura Familiar e Oportunidades de Venda para o Governo’

O Sebrae-SP, a Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizaram dois fóruns focados na produção leiteira na semana passada, em São José dos Campos e Taubaté.

As atividades fazem parte do programa Do Campo ao Consumidor, que inclui também o fórum “Agricultura Familiar e Oportunidades de Venda para o Governo”, a ser realizado na quinta-feira (27/11), no Agrocentro, em Jacareí (confira programação abaixo).

O primeiro evento promovido foi o Fórum Técnico sobre Bovinocultura de Leite, com o tema “Exigências Legais de Formalização e Comercialização”, que ocorreu na Cooper (Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos) no dia 20.

No dia 22, o Recinto de Exposições do Sindicato Rural de Taubaté recebeu o 1º Fórum sobre Produção e Qualidade do Leite no Vale do Paraíba. Os produtores acompanharam as palestras “Pontos Práticos para Melhorar a Produtividade, Reduzir Custos e Aumentar Margens na Pecuária de Leite” e discutiram sobre a qualidade do leite e investimentos do setor.

Para o diretor presidente da Cooper, Benedito Vieira Pereira, eventos como os fóruns são fundamentais para auxiliar no aprimoramento do agronegócio.

“Esse primeiro evento superou nossas expectativas, e esperamos que possamos repetir com frequência. A participação dos produtores é muito importante, porque as técnicas evoluem, surgem novas leis e exigências. O mercado é competitivo e é preciso melhorar constantemente”, afirmou.

O produtor Geraldir do Nascimento Miranda aprovou a iniciativa do Sebrae-SP e Faesp. “Desde criança trabalho com leite, mas acho que sempre podemos aprender mais. É fundamental buscar informações e muitos produtores ainda não perceberam isso. Eventos como esse, que debatem a qualidade do leite, deveriam ser realizados mais vezes”, comentou.

Antonio Osny trabalha com produção de leite de cabra há quatro anos e está investindo em conhecimento para melhorar ainda mais seu negócio. “Sou novo na área e a palestra trouxe orientações interessantes, principalmente quando abordou a qualidade do leite e o agronegócio. O produtor que estiver disposto a observar os conselhos dos especialistas tem muito a ganhar”, disse Osny, que busca manter uma produção de 70 litros por dia e, para isso, pretende aumentar seu rebanho caprino.

1º Fórum “Agricultura Familiar e Oportunidades de Venda para o Governo”

Data: 27 de novembro

Programação:

9h – Credenciamento, entrega de materiais e café de boas vindas

9h30 – Palestra: “PNAE – Uma Oportunidade por meio da compra de agricultura familiar”

11h – Palestra: “Desafio e Perspectivas na Merenda Escolar em Jacareí”

11h30 – Palestra: “Como o Microcrédito pode Auxiliar os Pequenos Produtores e Agroindústrias Familiares”

12h – Confraternização e Almoço

Local: Agrocentro Jacareí (Estrada do Jardim, 500, Colônia)

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3955-1937

http://www.portalr3.com.br/2014/11/foruns-debatem-producao-leiteira-no-vale-do-paraiba/#.VHP1t2eDm0w

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas