#Fórum socioeconí´mico destaca produção leiteira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O fortalecimento da pecuária de leite e a atração de importantes indústrias lácteas para o estado, como a Nestlé e BR Foods, graças a polí­tica de incentivo fiscal do governo do estado, foram destacados pelo secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, ontem (03), durante a abertura do I Fórum Socioeconí´mico do Municí­pio de Tríªs Rios, no Teatro Celso Peçanha.

Acompanhado do prefeito Viní­cius Farah e do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, entre outras autoridades, Mofati falou sobre as ações da secretaria, através de programas como o Rio Genética, que busca o melhoramento do rebanho leiteiro e aumento da produtividade e produção.

– Estamos estabelecendo com a Nestlé e o Banco do Brasil uma parceria para implementar projeto de apoio ao produtor. Essa é uma cadeia produtiva importante que gera muitos empregos e está se soerguendo. Quando o governo do estado concedeu os benefí­cios ao segmento, que na época produzia 500 milhões de litros, foi firmado um pacto para alcançarmos uma produção de um bilhão até 2015. Já atingimos 600 milhões, o que representa um crescimento vertiginoso – afirmou.

O prefeito Viní­cius Farah lembrou que até a década de 70 a pecuária era a principal força econí´mica do municí­pio

– Aqui existia um grande movimento da bacia leiteira e nossa cidade se destacava pela força da sua produção de leite. Por toda a nossa história, a chegada da Nestlé representa muito para nós. Nossa autoestima é resgatada com a recuperação do setor – acrescentou.

Na ocasião, o secretário de Agricultura salientou que as medidas fiscais adotadas no estado também contemplaram a pecuária de carne, outro segmento importante para a região, sob o ponto de vista econí´mico. Segundo ele, a isenção de ICMS permite aos estabelecimentos melhorar e ampliar suas instalações, fortalecendo a cadeia.

Alberto Mofati também informou sobre a implantação do projeto de seringueiras, em Tríªs Rios, para a produção de borracha natural. Este míªs será implantado no municí­pio um jardim clonal que produzirá matrizes da planta para toda a região, já os viveiros serão instalados no segundo semestre.

– A perspectiva é que sejam plantados cinco mil hectares de seringueiras, sendo dois mil em Tríªs Rios. Essa é uma atividade que tem toda a ambiíªncia de sustentabilidade, produção de madeira, sequestro de carbono, recuperação de áreas degradadas, enfim, tem uma contextualização muito próxima do que discutimos na Rio +20 – finalizou.

Promovido pela prefeitura e pelo Jornal O Dia, o fórum teve como objetivo debater alguns dos principais aspectos para o Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e as Oportunidades Profissionais para o Mercado em Franca Expansão de Tríªs Rios.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas