#Fonterra garante segurança de leite, após descoberta de resí­duos quí­micos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A neozelandesa Fonterra, maior exportador mundial de produtos lácteos, afirmou, esta segunda-feira, que o seu leite é 100% seguro, apesar de terem sido detetados vestí­gios quí­micos em amostras de leite em pó.

A Fonterra, que registou receitas de 19,8 mil milhões de dólares neozelandeses (12,6 mil milhões de euros) no exercí­cio fiscal de 2012, disse que foram detetados ní­veis baixos de dicianodiamida em algumas amostras durante testes.

Segundo o diretor executivo da empresa, Theo Spierings, os ní­veis de dicianodiamida (DCD) detetados estão 100 vezes abaixo do limite permitido, ao abrigo dos padrões europeus.

Contudo, a firma está a adotar os passos necessários no sentido de assegurar aos consumidores internacionais que não há qualquer tipo de problema relacionado com a segurança dos produtos.

«Tudo o que foi exportado da Nova Zelí¢ndia é 100 % seguro para consumo», reiterou, em declarações í  Radio Nova Zelí¢ndia, citadas pela agíªncia noticiosa francesa AFP.

O mesmo responsável indicou que os fornecedores de DCD, substí¢ncia usada para reduzir os gases de efeito de estufa, aceitaram suspender voluntariamente as vendas do quí­mico na semana passada.

A Fonterra está particularmente sensí­vel í  questão da contaminação do leite, após uma subsidiária, parcialmente detida por chineses, a Sanlu Group, ter estado envolvida num escí¢ndalo de leite em pó contaminado por melamina em 2008, o qual resultou na morte de pelo menos seis crianças e afetou mais de 300 mil.

Spierings garantiu ainda que a Fonterra se mantém em contacto com as autoridades em mercados chave na ísia, na sequíªncia das descobertas.

«Estamos em contacto com as autoridades chinesas, com as autoridades de Taiwan e com aquelas que estão a adotar os mesmos padrões de que estamos a falar para estes produtos», disse, sublinhando que tanto a empresa como os seus clientes irão realizar testes.

Com a indústria de laticí­nios a contribuir para cerca de um quarto das exportações da Nova Zelí¢ndia, o primeiro-ministro neozelandíªs, John Key, fez questão de frisar que o leite do paí­s é seguro, de modo a evitar uma reação exagerada por parte do consumidor.

«Teriam que ingerir uma quantidade equivalente a uma piscina cheia de leite para ter um eventual problema», disse.

No passado sábado, os Serviços de Saúde de Macau emitiram um comunicado em que indicavam estar atentos í  descoberta de dicianodiamida em produtos lácteos oriundos da Nova Zelí¢ndia.

«Os Serviços de Saúde estão a prestar atenção estreita ao desenvolvimento desta ocorríªncia», indicava a mesma nota.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3019685&page=-1

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas