#Fonterra expande produção de mussarela para atender crescente mercado de foodservice

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A cooperativa neozelandesa de lácteos, Fonterra, anunciou seus planos para investir NZ$ 72 milhões (US$ 61,12 milhões) em sua planta de mussarela de Clandeboye, buscando expandir suas capacidades globais para o setor de serviços alimentícios – foodservice -, categoria que inclui restaurantes de serviço rápido ou tradicionais, instituições, hotéis, serviços alimentícios em companhias aéreas, entre outras cozinhas comerciais.

 

O investimento é o estágio final de uma atualização na tecnologia que dobrará a capacidade da planta Clandeboye, em Canterbury, para produzir mussarela ralada pelo processo de congelamento rápido individual (IQF). Quando estiver totalmente implementado, isso aumentará a capacidade de produção de mussarela IQF em suas duas plantas na Nova Zelândia, para mais de 50.000 toneladas por ano. Uma capacidade adicional é requerida para suprir a crescente demanda internacional, principalmente nas redes globais de restaurantes fast food, apoiadas por um crescimento na demanda de alimentos fast food e refeições finas.

 

A planta Clandeboye usa um processo de fabricação que foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Fonterra. Essa tecnologia patenteada, líder mundial, significa que mussarela ralada congelada pode ser feita direto do leite em um dia, ao invés dos dois meses que levava o processo convencional da mussarela. Esse é um grande exemplo do tipo de trabalho de desenvolvimento de tecnologia de processos e produtos que está sendo feito pela Fonterra. A empresa está direcionando mais melhorias nessa tecnologia em parceria com o Ministério para Indústrias Primárias, através da inciativa de Parceria de Crescimento Primário (PGP).

 

O diretor do setor de foodservice da Fonterra, René Dedoncker, disse que esse crescimento na categoria global deste segmento está sendo direcionado pelo surgimento dos mercados asiáticos, onde a categoria deverá crescer em cerca de 13% anualmente até 2016. “A demanda por produtos lácteos de alto valor, como mussarela, está sendo estimulada pela mudança nos hábitos alimentares, particularmente na Ásia, onde há uma mudança significativa em direção às dietas mais ocidentais. “Por exemplo, há um crescimento dramático no número de pizzarias na China, onde os principais clientes, como Yum! (donos da marca Pizza Hut) e Domino’s Pizza estão com planos agressivos de expansão em mercados novos e já existentes”.

 

Os potenciais de ganhos na categoria de foodservice são bem reconhecidos pela Fonterra. Dedoncker disse que essa categoria é uma das sete vias identificadas na estratégia de negócios da cooperativa e foi uma das com desempenho de maior destaque nos resultados anuais da Fonterra divulgados no final de setembro. “Nosso progresso no ano passado mostra que nossa estratégia está dando os resultados que queremos em nossas áreas prioritárias. Um bom exemplo são nossos negócios na Ásia, África e Oriente Médio, onde obtivemos 45% de crescimento normalizado do lucro antes dos juros e tributos (EBIT) no setor de foodservice. Também conseguimos um crescimento de duplo dígito na China, onde o setor de foodservice cresceu em 28%”.

 

Com a demanda por refeições feitas fora de casa aumentando anualmente, a Fonterra, espera que as vendas nessa categoria cresçam ainda mais. A atualização da planta Clandeboye começará no meio de 2014 e deverá se completar em setembro de 2015.

 

Fonte: Fonterra

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas