Ato foi realizado na manhã desta quarta-feira (22) no Centro de Florianópolis. Protesto pacífico contesta decisão do STJ, que determinou o fim da greve.
Cerca de 20 fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura começaram a distribuir leite e maçãs como forma de protesto na manhã desta quarta-feira (22) na Capital catarinense. O ato começou í s 10h, em frente a Catedral Metropolitana de Florianópolis, no Centro da cidade.
De acordo com o delegado do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical) de Santa Catarina, Serafim da Costa, serão distribuídos tríªs mil litros de leite e mil maçãs para as pessoas que passarem pelo local. O protesto pacífico contesta decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou o fim da greve da categoria.
Os fiscais iniciaram paralisação dos trabalhos no dia 6 de agosto e quatro dias depois o ministro relator, Napoleão Nunes Maia Filho, expediu decisão contra o ANFFA Sindical. â€œí‰ incontestável a necessidade de compatibilidade do direito a greve com a manutenção dos serviços essenciais e indispensáveis í populaçãoâ€, afirma Maia Filho.
A greve foi encerrada no dia 10 de agosto após o STJ acatar pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). Com a decisão, a Procuradoria-Geral da União assegura as fiscalizações em frigoríficos, portos, aeroportos e na manipulação de alimentos de origem vegetal e animal. Entre os pedidos da categoria estão a concessão de subsídio, recomposição salarial e reestruturação financeira da carreira.
Fonte: G1