Febre aftosa: Campanha será lançada em Juara

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os pecuaristas de Mato Grosso se preparam para vacinar 12,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. O lançamento da campanha será realizado no próximo sábado, dia 28, í s 10 horas, no Parque de Exposições da Associação dos Criadores do Vale do Arinos (Acrivale), no municí­pio de Juara (709 quilí´metros ao norte de Cuiabá), que detém o maior rebanho de bovinos do Estado, com 926.735 mil cabeças.

A etapa de maio da vacinação contra a febre aftosa será a primeira da temporada 2012, depois que foi suspensa a vacinação de fevereiro na área de fronteira de Mato Grosso com a Bolí­via. “A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) acredita no comprometimento do pecuarista em imunizar seu gado, pois ele tem consciíªncia de que o status de ‘Estado livre de febre aftosa com vacinação’ é fundamental para continuarmos exportando para mais de 60 paí­ses”, destaca o superintendente Luciano Vacari. Ele pondera ainda “que o produtor é o grande responsável por estarmos sem um foco de aftosa há 16 anos”.

A etapa de vacinação contra aftosa do míªs de maio acontece de 1º a 31 em todo Estado. O pecuarista terá de comunicar a uma unidade do Indea/MT que realizou a vacinação até o dia 11 de junho. Aqueles que não cumprirem o prazo pagam uma multa de 2,25 Unidades de Padrão Fiscal (UPFs), equivalente a R$ 104,10 por animal não-vacinado. No míªs de novembro será realizada a segunda etapa de vacinação com todo o rebanho estadual, que é o maior do Brasil, com mais de 29 milhões de cabeças.

Fonte: Diário de Cuiabá

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas