Fazenda importa sistema que ordenha 40 vacas em 10 minutos em MG

Equipamento funciona como um carrossel para animais da raça girolando. Método usado em Passos ainda reaproveita material orgânico para adubo.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Equipamento funciona como um carrossel para animais da raça girolando.
Método usado em Passos ainda reaproveita material orgânico para adubo.

Um produtor de Passos (MG) está usando uma tecnologia importada da Suécia para fazer a ordenha das vacas. O equipamento funciona como um carrossel, onde as vacas da raça girolando entram uma a uma. Em 10 minutos, 40 animais são ordenhados e ainda recebem ração em um sistema totalmente automatizado. Além disso, o método reaproveita o material orgânico produzido pelos animais.

Em uma área de 60 hectares, o produtor Maurício Coelho deixou de plantar café para investir em gado leiteiro. Para adequar a fazenda que fica na zona rural da cidade, ele precisou pensar em tudo, principalmente em economia.

«A gente sabe que café é uma cultura extremamente importante, com alto valor agregado, e nós precisamos então [produzir] leite com alta tecnologia e eficiência pra suplantar o resultado da cafeicultura», explica.

O equipamento que custou R$ 1 milhão foi importado da Suíça e só foi comprado depois que um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) avaliou os benefícios que o uso da máquina poderia trazer para o rebanho na hora da ordenha.

A especialista em bem estar animal Lívia Magalhães acompanhou os estudos e afirma que, depois de dois anos de trabalho, a fazenda conseguiu melhorar também a produção das vacas.
Sistema em carrossel permite ordenhar 40 vacas em 10 minutos em Passos (Foto: Reprodução EPTV)
Sistema em carrossel permite ordenhar 40 vacas em 10 minutos (Foto: Reprodução EPTV)

«Ter uma instalação climatizada, com equipe preparada pra recebê-las, tudo isso faz com que a vaca tenha uma produção melhor, e ela estando mais tranquila, isso quer dizer que a gente tem uma maior produção leite», conta.

Das 5 mil cabeças de gado, 1,5 mil estão produzindo em média 28 mil litros de leite por dia. Antes ele precisava de 20 funcionários para fazer o trabalho, agora, com a ordenhadeira mecânica, ele precisa de apenas quatro para fazer o serviço. Com o novo sistema, o produtor ganhou tempo e agora consegue em 10 minutos ordenhar 40 vacas.

«É muita tecnologia a serviço da menor operação. Uma ordenha muito rápida, 200 vacas por hora, com três horas e meia eu tenho essas vacas ordenhadas», explica Coelho.

O sistema tem também um sensor que identifica se o animal está recebendo a quantidade de comida de acordo com a produção de leite. Os dados são armazenados em um computador e o leite coletado segue por uma tubulação até os tanques refrigerados.

Já os dejetos das vacas seguem para o sistema de reaproveitamento e, depois de tratados, vão para o pasto. Um sistema de irrigação ecológico garante grama mais verde durante o ano inteiro e sem o uso de fertilizantes.

«O principal fator dela é que é pra cobrir os meses que têm déficit hídrico para a produção de forragem. No caso, a gente vai evitar a compra de adubos químicos», explica o responsável pelo sistema de irrigação da fazenda, João Victor Coelho.

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/10/fazenda-importa-sistema-que-ordenha-40-vacas-em-10-minutos-em-mg.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas