FAO apoia uso de #lácteos para melhorar nutrição entre pessoas mais pobres

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Os produtos lácteos têm um importante papel para melhorar os níveis nutricionais entre as pessoas mais pobres do mundo, disse a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O consumo aumentará em 25% até 2025 no mundo em desenvolvimento, mas os altos custos indicam que aqueles com maiores necessidades nutricionais podem não ter acesso a estes produtos.

 

“Como parte de uma dieta balanceada, o leite e os derivados lácteos podem ser fontes importantes de energia da dieta, proteína e gordura”, disse a diretora sênior de nutrição e coeditora do livro Milk and Dairy Products in Human Nutrition, Ellen Muehlhoff. “Eles são também ricos em micronutrientes críticos para combater a desnutrição em países em desenvolvimento, onde as dietas das pessoas pobres são frequentemente baseadas em amido ou cereais e têm falta de diversidade”.

 

O livro pede aos governos para fazer mais subsídios aos produtos lácteos e torná-los disponíveis aos pobres, bem como torná-los mais fáceis de produzir localmente, à medida que seus custos continuam proibitivos.

 

“A produção de leite de pequena escala é especialmente benéfica para famílias pobres à medida que fornece alimentos e nutrientes e também um rendimento regular”, disse o diretor da indústria pecuária da FAO, Anthony Bennet, que também é coeditor do livro. “Enquanto a agricultura gera pagamentos uma vez ou talvez duas por ano, a produção leiteira é produzida e vendida diariamente, de forma que os pequenos produtores têm dinheiro na mão para as necessidades imediatas de suas famílias, como alimentos, bens familiares, roupas e escola – e isso muda vidas”.

 

O livro cita outras fontes de leite além da vaca, como búfala, cabra, ovelha, renas, alces, lhama, alpaca, burro, iaque e camelo. “Existe um amplo espaço para o desenvolvimento de outras espécies leiteiras, particularmente cabras, que são mais fáceis de manter do que vacas e aumentam significativamente a acessibilidade à produção leiteira para famílias rurais pobres”, disse Bennett.

 

O livro sugere que lhamas e alpacas poderiam produzir mais leite na América Latina, que o leite de burra pode ser bom para 2-6% da população alérgica ao leite de vaca, e que o leite de renas e alces é cremoso e rico em gordura e proteína, e com baixo teor de lactose.

 

O livro sugere que o leite e os derivados lácteos podem ter um papel na prevenção de doenças não comunicáveis relacionadas à dieta, como diabetes tipo 2 e alguns cânceres.

 

A redução dos efeitos ambientais do setor de lácteos que contribuiu para cerca de 4% das emissões de gases de efeito estufa causadas pelo homem, junto com o aumento da pressão sobre terras e água, são outras questões abordadas no livro. “Produzir, processar e distribuir leite e produtos lácteos, como outros alimentos, afetam o planeta e são necessários esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa gerados pelo setor”, disse Bennett.

 

O livro pode ser acessado aqui: http://www.fao.org/docrep/018/i3396e/i3396e.pdf. A reportagem é do http://www.nutraingredients.com, traduzida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

 

http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/leite-saude/fao-apoia-uso-de-lacteos-para-melhorar-nutricao-entre-pessoas-mais-pobres-86635n.aspx

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas