#FAO afasta risco de crise de alimentos, diz jornal

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os preços internacionais dos alimentos devem continuar altos nos próximos meses, mas não há «motivo para pí¢nico» sobre uma possí­vel crise dos alimentos, afirmou o secretário do Grupo Intergovernamental de Grãos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Abdolreza Abbassian, em entrevista ao jornal Wall Street Journal publicada nesta terça-feira.

Apesar de os estoques globais de grãos permanecerem apertados e os preços continuarem próximos das máximas históricas, a situação não exige uma reunião de emergíªncia do Sistema de Informações do Mercado Agrí­cola, argumentou Abbassian. «Nenhuma reunião para prevenção de uma crise alimentar… está nos planos», afirmou.

Os comentários de Abbassian são significativos porque a França havia convocado no míªs passado uma reunião de emergíªncia dos ministros da Agricultura do G-20 para discutir formas de evitar uma nova crise global dos alimentos, entre elas a criação de estoques estratégicos.

Conforme o secretário, a FAO realizará uma reunião ministerial em 16 de outubro, em conjunto com o Dia Mundial dos Alimentos, mas ela não deve ser interpretada como uma sessão de emergíªncia.

Uma série de secas este ano nos Estados Unidos, na Rússia, na Ucrí¢nia e em partes da América do Sul elevou os preços de soja e do milho para patamares recordes, despertando preocupações ao redor do mundo sobre a possibilidade de uma crise relacionada ao aumento dos preços dos alimentos. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Agencia Estado

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas