#Falta de chuva provoca prejuízos em lavouras de milho do sul do RS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Seca fez com que áreas cultivadas com o grão ficassem queimadas. Município de Cristal decretou situação de emergência.

 

A estiagem provoca prejuízos em propriedades do sul do Rio Grande do Sul. O município de Cristal, no centro-sul do Estado, decretou situação de emergência por causa da estiagem. Em muitas propriedades da zona rural choveu uma média de 23 milímetros no mês de dezembro. A seca fez com que as áreas de milho ficassem queimadas.

 

«Nós estimamos hoje que em torno de 50% da área da silagem, uma área de 1,1 mil hectares, tenha sido perdida em função dessa alta temperatura que queimou a flor no momento da floração. A alta temperatura aliada à falta de umidade acabou ocasionando uma perda muito grande”, diz Volmir Radaelli, técnico da Emater.

 

A família Rehbein cultiva sete hectares de milho na lavoura. A agricultora Beatriz Rehbein calcula perda de pelo menos 40% no milharal. «A sensação é muito ruim. Tu fez um baita investimento, plantou e quer produzir. Vai fazer o quê de um monte de palha sem grão e sem nada?”, diz.

 

A estiagem também provocou prejuízo na produção leiteira da propriedade. Nas últimas duas semanas, o nível do leite não chega nem até a metade do resfriador. Em novembro, as 28 vacas holandesas chegaram a produzir quase 800 litros de leite por dia. A partir da metade de dezembro, as planilhas mostram uma redução de 25% na produção.

 

A quebra é ainda maior para os agricultores que cultivam fumo na região. As folhas estão amareladas e com as folhas queimadas. O produtor Jair da Silva tem uma plantação de quatro hectares e já prevê dificuldades. Ele perdeu 50% da lavoura.

 

«Ela teria que estar com uma média de um metro de altura e de 0,80 a um metro o tamanho de folha. Ela está em torno de 20 centímetros. Se não chover dentro de uma semana ou duas, no máximo, isso também vai se estragar. Não vai madurar e vai queimar com o sol. É a pior estiagem. Eu nunca tinha visto na vida um troço parecido”, diz Silva.

 

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/01/falta-de-chuva-provoca-prejuizos-em-lavouras-de-milho-do-sul-do-rs.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas