#Exposição de queijos de cabra produzidos no RN é novidade no Festival Sabor Potiguar

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Começou nesta quarta-feira (29) e vai até domingo a 2ª edição do Festival Gastroní´mico Sabor Potiguar, do Agosto da Alegria, realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pecuária. O local é o mesmo de 2011, na praça André de Albuquerque, Cidade Alta.

A novidade este ano é o espaço dedicado aos queijos de cabra, no estande montado pela Emater. Conversei com responsável pelo espaço, o nutricionista José Alves, do Instituto de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural. Ele disse que o espaço do queijo de cabra é para divulgar o trabalho desenvolvido tanto pelos pequenos produtores familiares (que são os queijos artesanais, a base de leite cru) como os produtos já conhecidos do natalense produzidos por empresas como a Cercel (pasteurizados e já comercializados em maior escala). Em variedades do tipo coalho, frescal, coalho condimentado e frescal temperado.

As queijeiras familiares são de Mossoró, Caiçara do Rio dos Ventos e Angicos.

Outra coisa interessante. Vai estar disponí­vel para degustação queijos de cabra procedentes da região serrana do Rio de Janeiro, onde já se produz queijos tipo franceses de leite de cabra. São de pequenos produtores de Nova Friburgo, Teresópolis e outras cidades.

O trabalho do queijo de cabra potiguar é acompanhado de perto pela Emater, através de seu setor de tecnologia de alimentos. Infelizmente os queijos não estarão í  venda, é só para degustação aberta ao público.

Durante a degustação, eles serão harmonizados com vinhos chilenos da Canessa & Montanares. Pelo que entendi, essa viní­cola (ou distribuidora, não sei bem) fará seu lançamento no mercado natalense, durante o Festival Sabor Potiguar.

O Sabor Potiguar também terá um espaço chamado Armazém da Praça, para venda de produtos da agricultura familiar, uma excelente ideia. Quem for í  Cidade Alta, leve a sacolinha!

Só sinto falta, mais uma vez, da participação de gastrí´nomos, pesquisadores ou chefs-pesquisadores, pessoas que poderiam enriquecer o evento com bate-papos, oficinas e palestras sobre cozinha regional.

Tem um grupo de chefs locais que fez um belo mapeamento do potencial culinário do RN (bens imateriais como ví´ngoles, carne de sol, pescados etc) e foi apresentar recentemente no FESTIVAL GASTRONí”MICO E CULTURAL DE TIRADENTES, um dos mais importantes festivais do Paí­s. Esse pessoal – Adriana Lucena, í‚ngelo André, Gabriela Sales e Tadeu Lubambo — poderia estar no Sabor Potiguar para mostrar os resultados. A Adriana Lucena por exemplo, que é membro da entidade internacional Terra Madre de slow food, tem uma palestra muito bacana sobre o ensino do verdadeiro modo de fazer a carne de sol serenada — do jeito que se fazia no passado…Outro nome que poderia estar num bate-papo é dona Gertrudes, premiada queijeira de Caicó, que fabrica um senhor queijo de manteiga! durante um festival gastroní´mico de Caicó, a palestra dela foi o maior sucesso. Tem ainda os pesquisadores do alfenim, que ano passado representaram o RN no festival Prazeres da Mesa, em São Paulo. Gente boa é o que não falta para enriquecer o evento…

Para quem vai beber e degustar, o festival abre espaço para bares, restaurantes e oficinas com as culinaristas da Associação das Culinaristas do Rio Grande do Norte, que farão receitas na tenda gastroní´mico, segundo informa o release.

Fonte: Tribuna do Norte

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas