Evolução genética destaca girolando

Animais geneticamente superiores da raça girolando apresentam aumento significativo da produção de leite. Estudo feito pela Embrapa Gado de Leite e Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG) mostra que a produção de leite das fêmeas quase dobrou em 13 anos, um aumento de 45,9%.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Animais geneticamente superiores da raça girolando apresentam aumento significativo da produção de leite. Estudo feito pela Embrapa Gado de Leite e Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG) mostra que a produção de leite das fêmeas quase dobrou em 13 anos, um aumento de 45,9%. Em 2000, a produção era de 3.700 kg em até 305 dias no ano. Em 2013 passou a ser de 5.398 kg no mesmo período, considerando as três primeiras lactações. Como reflexo dessa evolução genética, as vendas de sêmen de touros da raça tiveram aumento de mais de 150% , como explica o superintendente técnico da ABCG, Leandro de Carvalho Paiva.

O mercado de leite da raça girolando é amplo?
O gado girolando corresponde a aproximadamente 50% do rebanho bovino leiteiro no Brasil, responsável por cerca de 80% do leite produzido no país. Em qualquer região ou bacia leiteira do Brasil é comum encontrar rebanhos de girolando, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste. É o gado que tem maior liquidez em leilões de raças leiteiras, sendo a raça que mais vende animais no país neste tipo de evento. Mas o modelo de venda direta também é muito comum e está crescendo cada vez mais, a chamada ‘venda de curral’.

Como está o Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG)?
São avaliadas anualmente 95 mil lactações de vacas girolando pelo PMGG. Essas lactações fazem parte do banco de dados da associação e todos os anos são gerados os valores genéticos das vacas e disponibilizados aos criadores, para que utilizem em seus rebanhos como critério de seleção. Já os touros são avaliados pelo PMGG por meio do teste de progênie. Atualmente, temos 77 touros girolando provados, sendo 42 positivos para produção de leite. Temos ainda cerca de 150 touros em fase de teste, que foram criteriosamente selecionados pelo programa.

O investimento para se ter animais geneticamente superiores é alto?

Qualquer produtor pode implantar um programa de seleção em seu rebanho com os animais que se encontram no plantel. Ele precisa apenas determinar as ações a serem feitas e ter acompanhamento técnico de qualidade. O investimento não é alto, e o retorno é bem satisfatório e contínuo, mas o produtor não pode achar que é algo imediato.

Quais os avanços em relação à biotecnologia reprodutiva na produção in vitro de embriões da raça?
Dentre as raças leiteiras no país, a que mais é submetida às tecnologias reprodutivas é a girolando, principalmente na FIV. Sem dúvida essas técnicas ajudam na multiplicação genética da raça. Mas é preciso que os critérios de seleção das doadoras e dos reprodutores sejam bem definidos para que os produtos nascidos sejam de muita qualidade. Hoje é possível encontrar animais oriundos de FIV de boa qualidade com preços bem acessíveis. As técnicas evoluíram com o passar dos anos e os custos reduziram.

A evolução genética tem impactado no aumento das vendas de sêmen da raça?
Há poucos anos eram vendidas no mercado de sêmen brasileiro pouco mais de 80 mil doses por ano. Atualmente, essas vendas chegam a 774 mil doses comercializadas, sendo girolando a raça que mais produziu sêmen comercial no Brasil em 2014. Sem dúvida alguma, a evolução genética tem impactado positivamente para a evolução do mercado de sêmen de touros girolando.

Como estão as pesquisas de seleção genômica de girolando?
Nenhuma raça nacional possui ainda um produto validado para a seleção genômica. No entanto, as pesquisas se encontram em fase final e em breve teremos condições de disponibilizar ao mercado. É notória a importância da seleção genômica para o melhoramento genético das raças importadas utilizadas no Brasil. Isso ajudou a acelerar o processo de seleção e encurtou a distância entre as gerações.

Qual a expectativa para o 1º Congresso Internacional da Raça Girolando/2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando?
Esperamos um excelente público, mais de 500 congressistas, com a participação de pelos menos 100 estrangeiros no evento, que ocorrerá em Belo Horizonte, de 19 a 21 de novembro, no Ouro Minas Palace Hotel. Os palestrantes serão de muita qualidade e os temas abordados de interesse de qualquer produtor. Nenhum criador de girolando ou produtor de leite poderá ficar de fora. Informações: www.congressogirolando.com.br.
http://www.hojeemdia.com.br/noticias/for%C3%A7a-do-campo/entrevista-evoluc-o-genetica-destaca-girolando-1.349612

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas