Evento traz alternativas para produção sustentável de leite

Foi realizado no auditório da Cooperativa Agropecuária Unaí (Capul), o Noroeste Leite, evento que teve como finalidade debater alternativas de tecnologias visando o desenvolvimento da produção sustentável de leite na região noroeste de Minas Gerais.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Foi realizado no auditório da Cooperativa Agropecuária Unaí (Capul), o Noroeste Leite, evento que teve como finalidade debater alternativas de tecnologias visando o desenvolvimento da produção sustentável de leite na região noroeste de Minas Gerais.

Na oportunidade, foi apresentado e distribuído o relatório técnico: «Alternativas de Tecnologias para o desenvolvimento da produção de leite no Noroeste de Minas.»

Participaram das atividades 58 pessoas, entre técnicos e produtores ligados às cooperativas Capul e Coopervape (Cooperativa Agropecuária do Vale do Pacacatu) e lideranças da região. Pela Embrapa Gado de Leite, estiveram o articulador institucional, Marne Moreira, representando a Chefia da Unidade; o supervisor do Núcleo de Transferência, Treinamento e Capacitação em Pecuária de Leite (Nuttec), José Alberto Portugal e Rosangela Zoccal e Lorildo Stock, que apresentaram um painel com os resultados da pesquisa sobre o custo da produção de leite nas regiões de Unaí e Paracatu.

O Noroeste Leite foi a última etapa de execução do plano de trabalho da emenda parlamentar do deputado federal Antônio Andrade.

As ações previstas na emenda parlamentar começaram em 2013 e envolveram reuniões e visitas à região, a fim de levantar informações sobre as características da produção leiteira em três microrregiões com potencial para a produção leiteira (Unaí, Paracatu e Vazante).

Entre os objetivos da iniciativa também estavam selecionar unidades de referência para transferência de tecnologia, indicar forrageiras e alimentos alternativos adaptados para as condições regionais e caracterizar a genética do rebanho para definição de estratégias.

O presidente da Capul, Valdinei de Oliveira, considera o relatório técnico um documento norteador importantíssimo para as cooperativas direcionarem suas ações em prol do produtor.

«Trata-se de uma peça fundamental entre a pesquisa e a produção para subsidiar a base e melhorar consideravelmente a produção de leite na região», afirmou.

A coordenadora dos comitês educativos da Capul, Rejane Joslin, destacou a oportunidade de aproximação dos cooperados com os técnicos da cooperativa.

«O evento foi um grande motivador para a atividade leiteira». Segundo ela, o preço do leite é o ponto mais delicado da questão. «Por isso é preciso saber o que se pode fazer dentro da propriedade para reduzir os custos e aumentar a eficiência.»

Já o produtor Dilermando da Silva, do assentamento Curral do Fogo, de Unaí, destacou a oportunidade de aprender, de entender e saber como fazer.

O representante da Emater-MG na região, Walter Assunção, ressalta que o produtor precisa controlar seu custo de produção e todo o trabalho executado até agora será de grande utilidade para subsidiar a atuação técnica.

«O esforço conjunto da pesquisa com a extensão é fundamental para obter melhores resultados e, consequentemente, motivar o produtor.»

Ao final da programação do Noroeste Leite, os participantes conheceram o Centro de Treinamento da Capul, cujas instalações impressionaram a todos, conforme constatou José Alberto Portugal.

Fonte:

Embrapa

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas