#Evento discute produção de leite de cabra no Cariri paraibano

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Cerca de 600 produtores irão participar, nesta quarta-feira (16), do Encontro dos Produtores de Caprinos e Ovinos, que será realizado na cidade de Sumé, no Cariri paraibano. O evento vai discutir Inovação e Sustentabilidade para a caprinovinocultura, além de promover clínicas tecnológicas, palestras, exposições de animais e de produtos derivados do leite de cabra.

A região do Cariri é uma grande produtora de leite de cabra. Por dia, são produzidos em média 12 mil litros/dia. Durante o evento, serão debatidas as formas de aumentar este volume e a região voltar ao posto de maior produtor do país. “A participação do produtor é muito importante, pois é a partir do conhecimento técnico adquirido que construiremos um plano de desenvolvimento e reestruturação da cadeia da caprinovinocultura para os próximos anos”, destacou o gestor do projeto Aprisco, do Sebrae Paraíba, João Jardelino.

Um dos destaques do Encontro é o I Seminário de Inovação e Sustentabilidade para a Caprinovinocultura do Cariri Paraibano. O evento ainda terá mais capacitações como clínicas tecnológicas, palestra, exposições de animais e de produtos derivados do leite de cabra. Segundo João Jardelino, o produtor terá uma oportunidade de realizar diversas atividades em um único dia.

Atualmente, o projeto do Sebrae trabalha com 600 produtores dos Cariris oriental e ocidental. “Pretendemos mostrar ao produtor que estamos num ranking difícil. Os dados da produção leiteira, por exemplo, estão oscilando muito. Hoje, o maior produtor do Nordeste e Brasil pode ser a Bahia”, disse.

Estímulo – O leite de cabra é o principal produto comercializado atualmente através das compras governamentais, o Programa do Leite. No mercado privado, o principal produto derivado lácteo é o queijo de cabra.

“Estamos também em contato com a Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibano (Amcap) para que no evento ocorra uma reunião com os prefeitos. Precisamos trabalhar políticas públicas voltadas para a caprinovinocultura no Cariri paraibano”, concluiu.

O Encontro dos Produtores de Caprinos e Ovinos faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. O Sebrae Paraíba é realizador e parceiro de 19 eventos em quatro cidades do Estado (João Pessoa, Campina Grande, Sumé e Sousa), que irão levar capacitação e orientação para empresários e discutir temas relevantes para pesquisadores e profissionais de diversas áreas ao longo de 25 dias.

 

Fonte: Paraíba Total

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas