Estiagem e venda irregular prejudicam produção de queijo em Sanharó, PE

Informação é de pecuarista e de proprietária de laticínio do município. De acordo com a Adagro, produtos são vistoriados regularmente.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Informação é de pecuarista e de proprietária de laticínio do município. De acordo com a Adagro, produtos são vistoriados regularmente.

Produtores de queijo de Sanharó, no Agreste pernambucano, estão passando por dificuldades para manter a fabricação. Um dos motivos é a seca, outro seria a venda de forma irregular por parte daqueles que não têm registro para comercializar o produto.

Iris Avelino é proprietária de um laticínio. Para ela, a venda de queijos de forma irregular seria menor se houvesse mais controle. «A fiscalização não existe, uma fiscalização efetiva nas feiras, e isso prejudica porque nós não podemos concorrer. É uma concorrência desleal, a gente que paga todos os impostos, prima pela qualidade do nosso produto», destaca.

De acordo com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), os produtos são vistoriados regularmente. «Nunca deixamos de fiscalizar. A fiscalização nossa não é muito grande porque a gente tem deficiência de pessoal. E existe a possibilidade de um concurso público para contratar mais gente. Este ano já houve algumas apreensões e a gente continua fiscalizando e autua quem está de forma irregular», explica o gerente regional da Adagro em Belo Jardim, Benito Caraciolo.

Outro fator que atrapalha a produção de leite na região é a seca. Os criadores foram obrigados a diminuir a quantidade do gado, como o pecuarista Raimundo Batista. Ele tinha 150 animais e precisou se desfazer de 30. «A ração sobe e o leite baixa, aí a gente tem que vender. Tirava 500 a 600 litros por dia. Hoje, [tiramos] 300, trezentos e pouco. Uma queda grande», lamenta.

http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2015/03/estiagem-e-venda-irregular-prejudicam-producao-de-queijo-em-sanharo-pe.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas