Estados se unem para melhorar produção de #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Representantes dos governos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná formalizaram esta semana na Expointer a criação da Aliança Láctea Sul Brasileira, que pretende oferecer capacitação e assistência aos cerca de 300 mil integrantes da cadeia leiteira regional. Atualmente os três Estados produzem 10,8 bilhões de litros de leite por ano, ou 33% do volume produzido pelo setor no Brasil e coloca a região na segunda posição do ranking brasileiro. De acordo com estimativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o desempenho crescente dos três Estados deve fazer com que, em 2015, a participação do Sul chegue a 35%, garantindo a liderança na produção nacional.

Os governos estaduais pretendem fazer da aliança um fórum público-privado permanente, que no primeiro ano de existência terá a coordenação do Paraná. De acordo com o secretário paranaense de Agricultura, Norberto Ortiaga, o trabalho passa pela profissionalização da cadeia leiteira, melhoria as condições de produção, oferta de crédito e aumento do preço pago ao produtor, entre outras ações. “Queremos dobrar a capacidade produtiva em cinco anos”, disse. Com a criação da aliança, a expectativa é de quem em 10 anos a produção de leite de RS, SC e PR alcance 19,5 bilhões de litros por ano, 77% a mais do que é produzido hoje.

A aliança deve englobar ações para assegurar a sanidade dos rebanhos, principalmente voltadas para o controle de febre aftosa, brucelose e tuberculose. Atualmente, Santa Catarina é o único Estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação, status reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

http://tribunadonorte.com.br/noticia/estados-se-unem-para-melhorar-produa-a-o-de-leite/292411

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas