Em Santa Cruz, segundo estimativas oficiais, apenas 5% do leite que vai í mesa do consumidor não é inspecionado
Um levantamento realizado pela Leite Brasil, associação que representa os produtores nacionais, mostrou que o Rio Grande do Sul tem a menor taxa de consumo de leite cru no País. Apenas 18% do produto consumido pelos gaúchos não é inspecionado oficialmente. Os índices mais altos estão no Piauí e no Maranhão, com 89% e 83,7%, respectivamente.
Para o presidente da Leite Brasil, Jorge Rubez, os números do Estado reforçam o hábito de prezar por um produto de qualidade, tanto por parte do produtor quanto do consumidor. “O produtor gaúcho tem um bom histórico na entrega do leite í indústria e recebe assistíªncia para isso. Não vemos em cidades do interior, por exemplo, a prática de entrega de leite cru em residíªncias, como em outros locaisâ€, afirma.
Em Santa Cruz do Sul existem 700 produtores, com um rebanho de 3,5 mil matrizes leiteiras. Com isso, são produzidos diariamente cerca de 50 mil litros de leite. Segundo o engenheiro agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura, Marco Alves, mais de 90% do total é vendido diretamente para a indústria.
http://www.gaz.com.br/noticia/386822-estado_tem_pouco_consumo_de_leite_in_natura.html