#Ensiladeiras beneficiarão milhares de famí­lias de produtores leiteiros

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Os implementos agrí­colas são importantes para fortalecer a produção de leite de milhares de produtores da agricultura familiar.

More Sharing ServicesCompartilhe | Share on facebook Share on myspace Share on google Share on twitter Share on orkut Share on email

O governador Confúcio Moura entregará nesta quinta-feira (23), na abertura da 2ª Rondí´nia Rural Show, no Parque de Exposições de Ji-Paraná, diversos conjuntos de máquinas ensiladeiras e plantadeiras para municí­pios da região central do Estado. Os implementos agrí­colas são importantes para fortalecer a produção de leite de milhares de produtores da agricultura familiar.

Serão contemplados, nesta solenidade, os municí­pios de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Urupá, Teixeirópolis, Nova União, Vale do Paraí­so e Mirante da Serra. Em todo o estado, o Governo da Cooperação entregará 100 máquinas ensiladeiras e 50 plantadeiras, para todos os 52 municí­pios rondonienses, beneficiando cerca de nove mil famí­lias de produtores leiteiros.

Os equipamentos são importantes para a produção de silagem, utilizada no complemento alimentar dos bovinos, em especial durante os meses de seca amazí´nica. “Com essas máquinas, os produtores terão um importante aliado para manter a produção de leite durante a estiagem, numa das maiores regiões produtoras do paí­s”, diz o secretário de Desenvolvimento Econí´mico e Social (Sedes), Emerson Castro.

24 milhões de litros

A produção de leite em Rondí´nia cai cerca de 30% nos meses de seca. “A produção média diária é de 5 litros na estação chuvosa e cai para 3,5 litros em média durante os meses de estiagem”, explica o Coordenador de Apoio í  Produção (Codep/Sedes), José Paulo Ribeiro Gonçales.

Com as ensiladeiras e plantadeiras, o Governo do Estado prevíª um acréscimo de 24 milhões de litros de leite durante os quatro meses de estiagem. “A formação de silagem é importante para garantir a nutrição animal de forma equilibrada, mantendo a produção de leite sem alterações”, diz José Paulo.

As plantadeiras são apropriadas para o plantio de milho de sorgo e outros grãos, enquanto as colheitadeiras de forragem ou ensiladeiras, como são mais conhecidas, são capazes de colher até 20 toneladas por hora, resultando numa produção de 100 toneladas por dia de material para silagem, considerando uma média de cinco horas diárias.

Na produção de silagem, cada hectare de milho forrageiro poderá alimentar 10 animais por um perí­odo de aproximadamente 100 dias no ano. Cada ensiladeira poderá colher matéria-prima suficiente para alimentar mais de 1.330 animais – considerando um consumo médio de tríªs toneladas, por cabeça – durante os quatro meses de seca.

Todos os municí­pios serão beneficiados com os implementos, sendo que alguns serão operacionalizados pelas prefeituras através das respectivas secretarias municipais de agricultura e por associações de produtores rurais devidamente assistidos pela EMATER-RO.
http://www.tudorondonia.com/noticias/ensiladeiras-beneficiarao-milhares-de-familias-de-produtores-leiteiros-,37179.shtml

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas