Encontro técnico em Juara aborda inovador protocolo de suplementação

Os custos crescentes da pecuária de corte e a importância econômica do incremento dos índices reprodutivos incentivam a utilização de práticas de manejo que melhorem a eficiência dos sistemas de produção.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Os custos crescentes da pecuária de corte e a importância econômica do incremento dos índices reprodutivos incentivam a utilização de práticas de manejo que melhorem a eficiência dos sistemas de produção. Dessa forma, a Bellman, marca de suplementação para bovinos da Trouw Nutrition Brasil, desenvolveu a técnica da “Desmama Precoce”, por meio da qual os bezerros de corte são desmamados com até 90 dias de idade fazendo uso de um pacote tecnológico, altamente nutritivo e palatável.

Além de melhorar os ganhos de peso ao bezerro após o desmame, o protocolo foi desenvolvido para apurar o desempenho das vacas com baixas taxas de fertilidade, principalmente as com índices menores que 50%.

Com o tema “Desmama Precoce: vacas mais férteis, bezerros melhores”, a técnica será apresentada em Juara (MT). O encontro técnico será no dia 31, às 19 horas, na Estância Beira Rio (Chácara do Neguinho) e abordará temas como sobre o mercado do bezerro, a pecuária de cria no Brasil, implicações da desmama precoce em bovinos de corte e aplicações da técnica da desmama precoce em bovinos de corte.

Vacas mais férteis – Com a remoção do bezerro aos 90 dias, a energia que a fêmea destina à produção de leite é redirecionada para a reprodução. Com isso, a vaca supera o balanço energético negativo com mais rapidez e reduz a perda de massa corporal no pós-parto.

Em consequência, os índices de fertilidade do rebanho melhoram. “Geralmente, as fêmeas dessa categoria são primíparas, parem no final da estação de monta, com escores muito baixos e vacas em pastos com condição de forragem ruim”, observa o supervisor de treinamento técnico e zootecnista da TrouwNutrition Brasil, João Marcos Beltrame Benatti, que participou do desenvolvimento do protocolo.

De acordo com ele, para uma vaca ciclar e emprenhar, ela precisa atender, através dos nutrientes ingeridos, uma escala de importância em sua exigência nutricional, que são: manutenção, lactação, crescimento e, por fim, reprodução. A lactação é um dos principais drenos energéticos e um dos maiores causadores da baixa taxa reprodutiva dos rebanhos.

Isso porque, muitas vezes, os animais são mantidos com dietas de baixa concentração energética, que impacta em tempos maiores de balanço energético negativo e redução na condição corporal para valores abaixo dos considerados limitantes (de 4 para baixo em uma escala de 1 a 9).

“Outro ponto favorável do fornecimento de ração tecnológica aos bezerros é promover o abate das vacas de descarte que estariam com bezerro ao pé antes da entrada da seca por elas conseguirem recuperar rapidamente sua condição corporal”, complementa.

Protocolo Desmama Precoce – De acordo com o protocolo desenvolvido pelos técnicos da Bellman, para a remoção do bezerro com até 90 dias de idade é necessário o fornecimento de três tipos de rações tecnológicas (BellPeso Baby Start/ BellPeso Baby Tech / BellPeso Baby Up) destinada a três fases diferentes até o bezerro atingir 7 meses de idade.

Na primeira fase deve-se fornecer a ração Bellpeso Baby Start, que é peletizada, altamente nutritiva e atrativa, em creep-feedingaos 20 dias de idade do bezerro. Quando o animal atingir um consumo estável (2 a 3 dias) de 500g/dia/animal, deve-se introduzir o fornecimento da BellPeso Baby Tech.

Na segunda etapa do processo da DESMAMA PRECOCE, quando os animais atingirem um consumo estável de BellPeso Baby Tech de 800 g/dia/animal, eles já poderão ser desmamados e continuarão ingerindo o mesmo produto por mais 30 dias.

“O fornecimento contínuo em 800 g/dia/animal ou o aumento do consumo da ração fica a critério do produtor, pois isso irá depender dos objetivos com o desempenho dos bezerros”, explica o diretor técnico em ruminantes da TrouwNutrition Brasil, o engenheiro agrônomo Marco Balsalobre.

Após esse período, na terceira e última fase, os animais deverão ingerir a ração BellPeso Baby Up, entre 5 a 20 g/kg de peso corporal, até os 210 dias de idade. “Com esse protocolo os animais podem ser desmamados em até 90 dias de idade. Entretanto, a rápida ingestão dos produtos e o ganho em cada fase dependem do manejo adotado e da genética do animal”, salienta a Supervisora de Pesquisa e Desenvolvimento da TrouwNutrition, Josiane Lage.

Estrutura necessária – Para adotar a Desmama Precoce é necessário estrutura de creep-feeding atendendo a exigência de 20 centímetros de cocho por bezerro. “Devido a DESMAMA PRECOCE ser feita no período das águas, recomenda-se o uso de estrutura coberta. Entretanto, algumas fazendas utilizam o creep descoberto. O importante é que o produto não fermente no cocho para não ser refugado pelo bezerro”, enfatiza Lage.

Ela alerta que para conseguir o resultado, é necessário obedecer cada etapa para que o bezerro não seja prejudicado, já que o leite será retirado de sua dieta. “O animal deve estar adaptado para consumir concentrado antes de ser desmamado. Embora o leite atenda às exigências do bezerro para determinado crescimento, os nutrientes ingeridos estão abaixo do potencial de ganho desses animais”, explica.

Dica Desmama Precoce – De acordo com a zootecnista Josiane Lage, muitos criadores que utilizam cruzamento industrial na propriedade submetem as novilhas cruzadas à estação de monta, descartando-a após o desmame. Dessa forma, considera-se a fêmea F1 como “matriz de uma ou duas crias”.

A opção pela fêmea de filho único garante quase que, simultaneamente, dois produtos de valor agregado: um bezerro cruzado e uma vaca precoce com sangue taurino, o que atende as expectativas do mercado que procura uma carne de qualidade.

“A DESMAMA PRECOCE vem como uma ferramenta para abater mais rapidamente essa fêmea, sem prolongar a sua terminação até o final do período seco do ano, uma vez que com a remoção do bezerro, a fêmea tende a recuperar o escore de condição corporal”, aponta Lage.

Sobre a TrouwNutrition – Uma das líderes globais em nutrição animal e rações para peixe. Suas avançadas soluções de produtos estão na origem da alimentação de milhões de consumidores do mundo inteiro.

Qualidade, inovação e sustentabilidade são princípios norteadores, incorporados à cultura da companhia desde a pesquisa e aquisição de matérias-primas até produtos e serviços para produtores e criadores. A experiência de 100 anos confere uma rica herança de conhecimento e experiência na construção de seu futuro.

Com foco em ciência e tecnologia, a TrouwNutrition possui 10 centros de pesquisa, localizados em países como Holanda, Noruega, Espanha, Canadá, China, entre outros. Presente em 30 países, com vendas em 80 países, a Nutreco emprega cerca de 10.000 pessoas. Está listada na Bolsa de Valores NYSE Euronext em Amsterdam e reportou uma receita anual de € 5.2 bilhões in 2013.

No Brasil, iniciou suas atividades ao adquirir duas empresas holandesas com operações no país: a Selko, em 2002 e a Sloten, em 2005. Em 2009, adquiriu 51% das ações da Fri-Ribe, uma das principais produtoras de ração completa do Brasil, criando uma joint venture. Após dois anos de forte desenvolvimento e cooperação, em março de 2012 assumiu o controle total da empresa. Em abril de 2012, consolidando sua posição de destaque no mercado brasileiro de nutrição animal, adquiriu a brasileira Bellman Nutrição Animal, especializada em suplementos minerais de alta tecnologia para ruminantes. Em dezembro de 2014, a Empresa adquiriu mais duas empresas no Brasil, em linha com sua estratégia de expandir seus negócios no país – a Fatec Indústria de Nutrição e Saúde Animal Ltda (produtora e fornecedora brasileira de premixes e produtos de saúde animal para aves de corte e postura, suínos e gado de leite) e a BRNova Sistemas Nutricionais S.A. (fornecedora brasileira de premixes e nutrição animal principalmente para aves e suínos).

A TrouwNutrition Brasil produz alimentos para várias espécies de animais como camarões, peixes, bovinos de corte e de leite, equinos, aves, suínos, ovinos e cães, entre outros. Atualmente, a companhia conta com 10 fábricas estrategicamente localizadas em seis estados: São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará e Piauí. Mais informações: www.trouwnutrition.com.br (Assessoria)

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas