Encontro Técnico do Leite começa nesta segunda-feira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Para melhorar os í­ndices de produtividade e oferecer informações de gestão e estratégias da cadeia produtiva do leite, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS realiza o 15º Encontro Técnico do Leite, nos dias 14 e 15 de maio, em Campo Grande (MS). O evento é direcionado a empresários do segmento, produtores rurais, parceiros comerciais e industriais do ramo, jornalistas, acadíªmicos e professores interessados no assunto.

Durante os dois dias de evento, vários temas serão abordados, como ameaças e oportunidades do setor, cooperativismo, controle de doenças, gestão econí´mica, preço de referíªncia e qualidade na produção. “Uma oportunidade de trocar informações e adquirir conhecimentos, que podem tornar o mercado mais competitivo. Além disso, é uma forma de proporcionar mais segurança ao consumidor, que terá um produto melhor produzido”, afirma o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, ao falar sobre o Encontro.

Mato Grosso do Sul produz mais de 500 milhões de litros de leite ao ano, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica – IBGE. Além disso, o Estado possui aproximadamente 528 mil vacas apropriadas para ordenha, que produzem cerca de 970 litros de leite (por vaca) por ano. Ainda segundo o Instituto, o rebanho de MS tem média de produtividade de 2.65 litros de leite por vaca ao dia, enquanto a nacional equivale a 3.67. O 15º Encontro Técnico do Leite tem expectativa de receber mil participantes, além de palestrantes de renome nacional, com extensa experiíªncia no segmento lácteo.

Eventos Paralelos

Paralelamente ao evento, ocorrerá a reunião da Comissão Nacional da Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – Famasul, localizado na Rua Marcino dos Santos, 401, no dia 14, das 8h30 í s 12 horas. Estarão presentes os membros do Conseleite de Mato Grosso do Sul e da Cí¢mara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite do Estado de MS.

Esta reunião será coordenada pelo presidente da Comissão Nacional da Pecuária de Leite, Rodrigo Alvim, que também será palestrante do Encontro Técnico do Leite. Alvim discursará sobre as oportunidades e ameaças para a produção leiteira no Paí­s. Na pauta da reunião está prevista a discussão sobre ações da Comissão, relacionadas í  defesa comercial do mercado lácteo, a proposta da campanha nacional de melhoria da qualidade, padronização do sistema de inspeção sanitária e, cenários e perspectivas para o mercado lácteo.

Também haverá neste dia 14, í s 13h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, a Reunião dos Sindicatos das Indústrias de Laticí­nios do Brasil realizada pelo Sindicato das Indústrias de Laticí­nios de Mato Grosso do Sul – Silems. Na ocasião, será abordada a harmonização das alí­quotas de ICMS e demais assuntos de interesse do setor. Os temas já víªm sendo discutidos em Santa Catarina, Paraná, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Já í s 17h45, no mesmo dia e local, ocorrerá a Reunião do Conseleite, na qual a Cí¢mara Setorial do Leite e Comissão Nacional da Pecuária do Leite estarão presentes.

Encontro Técnico do Leite – é realizado pela Famasul, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS) e a Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e conta com o patrocí­nio do Sistema OCB/MS, Sebrae/MS, Governo do Estado, Silems, Real H, Suplementar, Fiems/Senai, Tortuga, Heringer, Delaval e Semex, Silozam, Sicredi, Novartis e Rosenbuch. Para mais informações, acesse:
www.senarms.org.br.

http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=85961

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas