Encontro da indústria de laticínios movimenta capital mineira

Representantes e empresários da indústria de laticínios e principais entidades do setor, se reúnem no dia 22 de outubro, em Belo Horizonte, para discutir o mercado e principais diretrizes a serem seguidas.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Representantes e empresários da indústria de laticínios e principais entidades do setor, se reúnem no dia 22 de outubro, em Belo Horizonte, para discutir o mercado e principais diretrizes a serem seguidas. Consolidada como um dos mais relevantes eventos do segmento no país, a Assembleia Geral do Silemg (Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais), acontece no Prédio da Fiemg, a partir das 10h, e vai contar ainda com palestra da jornalista Cristiana Lôbo, que traz o tema Economia e Política – Presente e Futuro.

Para impulsionar o crescimento e a competitividade das indústrias em 2016, durante o encontro será apresentado um balanço do último ano, que será discutido pelos principais representantes e lideres do mercado em um debate conduzido pela jornalista. Especialistas como Luiz Augusto Silva – Diretor da Danone S/A, Patrick Sauvageot – Diretor Presidente da Lactalis América Latina e César Helou – Presidente do Laticínios Bela Vista Ltda, são alguns dos nomes que compõe a mesa de debates, que conta ainda com a participação de Alexandre Almeida – Presidente da Itambé Alimentos S/A e Lutz Viana Rodrigues – Presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia.

De acordo com o presidente do Silemg, João Lúcio Barreto Carneiro, o encontro é uma oportunidade para os empresários e associados entenderem melhor o mercado, que desde o fim de 2014 se mostra desafiador para o segmento. “A união da palestra ministrada pela Cristiana Lôbo, que traz um conteúdo econômico e político em dimensões nacionais e seus impactos sobre o mercado, somado ao debate entre os especialistas que apresentam dados sobre a realidade do setor, vão ajudar os empresários a desenvolverem as melhores estratégias para o próximo ano”, explica.

Com um formato dinâmico, que estimula a participação dos convidados, a programação do evento aborda ainda as tendências do setor, perspectivas para o final deste ano, mudanças esperadas para 2016, e ações para alavancar as vendas. Conduzida pelo diretor tecnológico do Silemg e sócio-diretor da Verde Campo, Alessandro Rios e pela jornalista Cristiana Lôbo, a mesa de debates terá como foco principal traçar um paralelo sobre o mercado hoje em relação ao último ano e o que as indústrias podem esperar para 2016. “Com o debate podemos identificar as demandas e desafios do setor, para buscar soluções inovadoras para o crescimento da indústria de laticínios de Minas Gerais e do Brasil, para potencializar os resultados de toda a cadeia produtiva”, destaca Alessandro.

A Assembleia Geral do Silemg espera receber representantes de mais de 120 indústrias de laticínios de Minas Gerais e do Brasil, em uma programação que vai contar com lideres de peso do segmento, em debates e palestras durante todo o dia. “Esse é um momento muito importante para nós, quando construiremos uma agenda positiva com estratégias que preparem todos os envolvidos na cadeia do leite com ações para resultados mais efetivos. A apresentação do balanço anual, prestação de contas e troca de experiência dos especialistas no último ano são oportunidades únicas para entender melhor sobre o setor”, salienta o presidente do Sindicato.

Pecuária leiteira

De acordo com pesquisa elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ao longo de 2014 e até o momento, Minas Gerai se manteve como líder na produção nacional de leite, respondendo por 26,6% do volume nacional. Em 2014, a produção de leite no Estado somou 9,367 bilhões de litros, volume 0,63% superior ao registrado em 2013.

Entre os 20 maiores municípios produtores do País, 11 estão em Minas Gerais: Patos de Minas, Patrocínio, Coromandel e Ibiá, todos no Alto Paranaíba, seguidos por Unaí (no Noroeste), Pompéu e Curvelo, na região Central, Prata, Monte Alegre de Minas e Uberlândia, no Triângulo, e Passos, no Sudoeste.

Já no Brasil, o aumento da produtividade foi em torno de 2,2%, alavancado pelos estados da região Sul. Contudo, a média mineira continua superior a nacional, com cerca de 1.525 litros por vaca ao ano.

http://www.sistemafaemg.org.br/Noticia.aspx?Code=9583&ParentCode=139&ParentPath=None&ContentVersion=R

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas