Empreendedor investe na produção de #queijo de búfala no Brejo da PB

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

São produzidos cerca de 250kg de queijo de búfala por mês. Produtor fez curso de empreendedorismo rural.

 

Um produtor rural de Alagoa Nova, no Brejo da Paraíba, decidiu investir na produção de queijo de búfala após fazer um curso de empreendedorismo rural há dois anos. André Brasil sempre trabalhou com bovinos, mas, depois do curso, ele resolveu investir em algo novo e ainda não explorado no Brejo. Hoje ele produz cerca de 250kg de queijo de búfala por mês e comercializa o produto em Alagoa Nova e em João Pessoa. Com uma produção diária de 200 litros de leite de búfala, ele já se imagina produzindo outros derivados desse material.
“Tenho me sentido realizado. Principalmente porque é um produto que, para quem produz para industrializar, é muito vantajoso pelo fato de o teor de sólidos ser bem mais elevado que o bovino e o rendimento do leite é bem maior. Porém, a produção por animal é menor. Mas, pela facilidade do manejo, acho bem mais vantajoso”, explicou o produtor.

A produção começa com a ordenha, feita em um antigo engenho da família. Já em casa, ele aquece e resfria o leite e põe para coalhar. Com o leite coalhado, ele tira o excesso do soro e coloca na forma. Em seguida, o queijo vai para a prensa, que serve para retirar o resto do soro e dar forma ao produto. Cinco horas depois, o queijo já está pronto para o consumo.

“Esse curso de empreendedor rural é exatamente para mostrar às pessoas que não é só produzir, mas como produzir e como tirar proveito dos rendimentos que a sua propriedade pode dar. Então nós levamos até os produtos, os trabalhadores rurais, para que eles tenham como se fortificar no campo”, comentou o presidente do Sindicato Rural de Alagoa Nova, Alberto Ataíde.

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2014/07/empreendedor-investe-na-producao-de-queijo-de-bufala-no-brejo-da-pb.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas