#Embrapa e FAO intensificam ajuda aos paí­ses do Terceiro Mundo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No dia 25 de fevereiro de 2013, Maurí­cio Lopes, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e José Graziano, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), assinaram, em Roma, Itália, acordo que, além de expandir as iniciativas de Cooperação Sul-Sul – mecanismo de desenvolvimento entre paí­ses emergentes em resposta a desafios comuns -, vai agilizar o intercí¢mbio entre as duas instituições.

Apesar do crescente aumento da produção de alimentos, cerca de 870 milhões de pessoas no planeta ainda passam fome. Para acelerar os resultados, um pesquisador síªnior, escolhido por meio de seleção pública, ficará alocado em Roma com a incumbíªncia de articular a pesquisa brasileira com as necessidades dos técnicos e pequenos produtores de paí­ses em desenvolvimento.

Ao mesmo tempo em que a Embrapa irá levar sua contribuição a esses paí­ses, poderá utilizar a infraestrutura que a FAO implantou em diferentes localidades, especialmente no continente africano, para desenvolver novas pesquisas.

Para o presidente da Embrapa, Mauricio Lopes, «o acordo permitirá obb desenvolvimento de uma forte parceria na área de pesquisa agrí­cola, em especial para o apoio a polí­ticas públicas relacionadas í  segurança alimentar». Ele acrescentou ainda «que todos nós sabemos da necessidade urgente de se aumentar a troca de conhecimentos e cooperação técnica principalmente no cinturão tropical, onde se encontram as nações mais pobres e as condições mais difí­ceis para a agricultura e a produção de alimentos.»

Lopes ressaltou que o Brasil tem todas as condições para contribuir nesse sentido, «uma vez que, antes da década de 70, o paí­s era conhecido apenas como produtor de café e açúcar, e importávamos grandes quantidades de alimentos, como arroz, feijão, leite, trigo. Em menos de 40 anos, nos tornamos fornecedores de produtos alimentares e agrí­colas para mais de 180 mercados em todo o mundo.»

Fonte: Embrapa
http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=272294&codDep=6

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas