#Embrapa e empresas privadas se unem para impulsionar a seleção gení´mica em raças leiteiras no Brasil

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Consórcio formado pela CRV Lagoa e Pfizer Saúde Animal irá desenvolver tecnologia gení´mica em conjunto com a Embrapa Gado de Leite.

Representantes da Embrapa Gado de Leite e do consórcio formado pelas empresas CRV Lagoa e Pfizer Saúde Animal assinam no dia 26 de outubro (sexta-feira), um contrato de parceria para a realização conjunta de pesquisas nas áreas de gení´mica e de melhoramento genético de bovinos leiteiros. Pela parceria, pesquisadores das instituições buscarão implementar a seleção gení´mica e identificar genes de interesse econí´mico para a pecuária de leite de cerca de 20 mil animais, potencializando as ações que víªm sendo realizadas no melhoramento genético nacional. . O projeto também contará com a participação das associações de criadores destas raças.

Para os integrantes do consórcio, o projeto irá resultar em importantes ganhos para a pecuária brasileira. O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, ressalta a expertise das empresas que formam o consórcio para o sucesso do projeto: “Tanto a CRV Lagoa quanto a Pfizer Saúde Animal desenvolvem importantes trabalhos na área de genética”. A CRV Lagoa possui programas de melhoramento genético em paí­ses da Oceania, Europa e Estados Unidos. No Brasil a CRV Lagoa possui o PAINT, o programa de melhoramento genético para rebanhos de corte, e o Gestor Leite para leite, além de atuar como órgão oficial de registro, controle e avaliação genética na Holanda, com investimentos na área gení´mica desde 1994. A Pfizer Saúde Animal tem investido no desenvolvimento de marcadores moleculares para bovinos no paí­s, de acordo com as caracterí­sticas do rebanho nacional.

Este ano, a Embrapa Gado de Leite anunciou o sequenciamento dos genomas de bovinos das raças Gir e Guzerá. Em breve, o Girolando e o Sindi também terão seus genomas sequenciados. Com estas pesquisas, será possí­vel identificar marcadores moleculares especí­ficos para as raças zebuí­nas. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Viní­cius Barbosa da Silva, a partir dos resultados do sequenciamento e com as tecnologias já existentes no mercado, o consórcio poderá criar uma ferramenta de seleção gení´mica para identificar bovinos destas raças com maior potencial genético para a produção de leite, a resistíªncia aos parasitas, ao estresse térmico, além de diversas outras caracterí­sticas de interesse econí´mico. Esta ferramenta permitirá que os testes genéticos sejam realizados em animais ainda em fase embrionária.

“A CRV acredita no contí­nuo crescimento das raças zebuí­nas. Com esta ferramenta esperamos gerar maior precisão, velocidade na seleção e resultados sustentáveis ao produtor. O Zebu leiteiro possui um enorme potencial de exportação para oferecer genética de ponta, adaptada aos trópicos. Quem mais ganha com este trabalho é a pecuária brasileira”, destaca Vladimir Walk, diretor-presidente da CRV no Brasil. Jorge Espanha, diretor geral da Pfizer Saúde Animal no Brasil salienta: “Estamos muito contentes com esta parceria, pois acreditarmos nas instituições envolvidas e vislumbrarmos o potencial de crescimento do segmento de genética bovina no paí­s”. A Pfizer vem investindo, desde 2008, em pesquisas com o objetivo de desenvolver testes genéticos especí­ficos para o rebanho nacional.

Desde que a Embrapa iniciou os trabalhos de sequenciamento e de seleção gení´mica das raças leiteiras, várias multinacionais demonstraram interesse nos resultados dos estudos. Para Duarte Vilela, formular um edital de seleção, permitindo que instituições privadas participem do processo foi uma maneira de compartilhar os resultados da pesquisa com a sociedade de forma igualitária. A parceria também visa acelerar a chegada do produto final ao mercado. Além de aportar recursos financeiros ao projeto, o consórcio disponibilizará profissionais e materiais para a realização dos trabalhos. A assinatura do contrato de parceria se dará durante os eventos que comemoram os 36 anos da Embrapa Gado de Leite e ocorrerá í s 17h, na sede da instituição, em Juiz de Fora – MG.

CRV Lagoa-Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na ífrica do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelí¢ndia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 paí­ses. Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, síªmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, CRV Lagoa Embryo, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.

Perfil – A Pfizer Saúde Animal oferece uma gama de soluções diferenciadas para bovinos, equinos, caprinos, suí­nos, aves e animais de companhia. Sua linha de produtos é composta por antibióticos, antibacterianos, anti-inflamatórios, intramamários, marcadores genéticos, antiparasitários e uma linha completa de vacinas. Para atender de maneira completa seus clientes, a companhia investe em programas de educação continuada que visam produtividade do agronegócio brasileiro, bem como sanidade e bem-estar dos animais. No Brasil, a Pfizer vem investindo, desde 2008, em pesquisas com o objetivo de desenvolver testes genéticos especí­ficos para o rebanho nacional de corte. A companhia iniciou suas atividades comerciais neste segmento, no Paí­s, em setembro de 2010, com o lançamento de Clarifide Nelore, painel de marcadores de DNA para a raça zebuí­na Nelore. Em março de 2012, a Pfizer Saúde Animal expandiu sua atuação em marcadores moleculares no Brasil para pecuária leiteira, com o lançamento de Clarifide para fíªmeas das raças Holandíªs, Jersey e Pardo Suí­ço.

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=219209

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas