Embrapa apresenta importância da luz para produzir carne e leite

A Embrapa Pecuária Sudeste leva à 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) o sistema de rastreabilidade e identificação animal (Tag Ativo) e a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A Embrapa Pecuária Sudeste leva à 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) o sistema de rastreabilidade e identificação animal (Tag Ativo) e a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). A SBPC, que tem como tema “Luz, Ciência e Ação”, ocorre de 12 a 18 de julho na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Na produção de carne e leite, a luz é essencial. O crescimento e desenvolvimento das pastagens, principal alimento do rebanho bovino brasileiro, dependem da incidência luminosa. A radiação solar também tem relação direta com o bem-estar animal. Durante o evento, os visitantes poderão ver em maquete a influência da luz em um sistema de ILPF.

A diminuição da incidência de luminosidade afeta o crescimento dessas plantas. O que pode ocasionar menor produtividade na pecuária, refletindo na diminuição da oferta ou no aumento do preço de alimentos, como carne e leite.

“Na região tropical a incidência luminosa é alta, portanto, o potencial da produção vegetal é elevado para a maioria das plantas cultivadas. Sistemas de produção agropecuários que favorecem a produtividade vegetal são responsáveis pela sustentabilidade da produção de alimentos, fibras e energia nos países com vocação rural, como o Brasil”, explica o pesquisador da Embrapa, Luiz Adriano Cordeiro.

O sistema de integração lavoura-pecuária-floresta contribui para bem-estar animal propiciado pelas árvores em integração com pastagens. “Sistemas de ILPF possuem um microclima melhor, pois as árvores geram sombra que pode diminuir a radiação solar direta que atinge os animais em até 30%, a depender da espécie florestal”, enfatiza Cordeiro.

Para não prejudicar o desenvolvimento das pastagens por falta de luz, a integração deve seguir alguns princípios, como o plantio das linhas de árvores em nível e, quando possível, em alinhamento leste-oeste e utilização de espaçamentos entrelinhas de árvores suficientes para que não ocorra sombreamento excessivo. Esses conceitos poderão ser vistos na maquete exposta no evento.

http://meioambienterio.com/2015/07/embrapa-apresenta-importancia-da-luz-para-produzir-carne-e-leite/6090.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas