Emater se prepara para melhorar assistência ao produtor rural

Uma confraternização de produtores para discutir o dia a dia da família rural de Urutaí e oferecer conhecimento técnico foi promovida pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e a prefeitura.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O 5º Encontro reuniu cerca de 200 pessoas que participaram de palestras sobre controle de queimadas, recuperação de nascentes e sobre a família.

“A Emater está presente em mais de 200 municípios e em todas as regiões do Estado nós percebemos a demanda do produtor pelos serviços de assistência técnica. Estamos nos organizando para oferecer o melhor que temos nessa área”, declarou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira Alves, que participou da abertura do evento.

O diretor explicou que essa preparação envolve a capacitação de técnicos para execução da Rede de Inovação Rural, um novo modelo de assistência técnica proposto pela Emater. O objetivo da metodologia é promover a extensão rural para garantir melhoria de renda, qualidade de vida e emancipação das famílias do campo por meio de parcerias público-privadas.

Para o prefeito de Urutaí, Nelson Donizete Ferreira, a parceria com a Emater “faz com que o benefício chegue no momento mais importante para o produtor rural”. O gestor lembrou que Urutaí foi um dos municípios que mais sofreu com a redução da cota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e que as parcerias e a forte atuação do produtor rural são determinantes para o fortalecimento da região.

Iniciativa
O responsável técnico pela Emater de Urutaí, Luzimar Rosa Xavier, explicou que a ideia para realização do evento surgiu com o objetivo de promover um evento de integração. “As famílias são carentes desse tipo de evento. Muitos ficam na expectativa o ano todo para a realização do Encontro”, informou o técnico.

Produtor Orlando Oliveira participou de todas as edições do Encontro.

De acordo com registros da organização do evento, o Encontro cresce a cada ano. O produtor Orlando Oliveira Carneiro figurou entre os participantes de todas as edições. “A gente queria que fosse realizado até mais de uma vez por ano. Muitas vezes a gente trabalha errado na zona rural, mas aqui aprendemos muita coisa”, declarou Orlando, que cria gado de leite em Urutaí.

“Toda vida, quando a gente precisa da Emater, eles estão prontos. Antes a gente arava o terreno, mas não colocava adubo nem calcário. Com a ajuda do Luzimar, que nos ensinou, fizemos uma colheita boa. A pastagem que ele plantou é mais resistente porque preparou a terra”, avaliou o produtor.

Mais informações: (62) 3201-8814

http://www.goiasagora.go.gov.br/emater-se-prepara-para-melhorar-assistencia-ao-produtor-rural/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas