Emater RS discute sobre produção #leiteira em feira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Produção leiteira à base de pastagens, qualidade do leite e qualidade de vida dos produtores são os tópicos que farão parte da abordagem da Extensão Rural.

 

A bovinocultura leiteira, é uma importante atividade no dia a dia dos agricultores familiares, por esse motivo será um dos assuntos da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2014, nos dias 10 a 14 de março, em Não-Me-Toque.

 

A produção de leite à base de pastagens, preconizada pela Emater/RS-Ascar, terá nesta edição da feira ênfase nas pastagens perenes. Segundo os técnicos, o que se busca, é um menor custo de produção, maior tempo de utilização das pastagens e maior suporte de animais por área. Os visitantes terão a oportunidade de conferir unidades demonstrativas com Tifton 85, capim curumim, capim elefante, alfafa, cana-de-açúcar, entre alternativas para pastagens. Haverá ainda, uma sala de ordenha com equipamentos e resfriador.

 

De acordo com Oldemar Weiller, coordenador da parcela, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, a ideia é mostrar ao produtor a atividade como um todo, lembrando não apenas a importância da redução de custos da produção, mas também diminuir a penosidade do trabalho, as ações para a manutenção da qualidade do leite e a organização do trabalho dentro da propriedade, com a divisão de tarefas entre os membros da família.

 

“Vemos que a produção de leite a pasto é o sistema que dará melhor resultado na eficiência produtiva e econômica para o produtor. Temos muitas alternativas para poder fechar o vazio (outonal e primaveril) e oferecer forragens o ano inteiro para o gado. Também queremos mostrar que instalações adequadas para a ordenha, por exemplo, podem diminuir a dificuldade no trabalho das pessoas que desenvolvem essa atividade”, afirmou Weiller.

 

Atual cenário:

O Brasil ocupa a quarta posição entre os países produtores de leite e no cenário nacional o Rio Grande do Sul é segundo maior Estado produtor, responsável por 12,5% da produção. Segundo Luiz Ataides Jacobsen, assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, ao longo dos últimos anos a produção de leite no Rio Grande do Sul cresceu acima dos níveis nacionais. “De acordo com os dados do IBGE, a produção de leite no RS de 2000 para 2012 aumentou em 92,65%”, relatou Jacobsen.

 

O técnico destaca que é possível ainda expandir. “De acordo com dados da FAO, o consumo per capita de lácteos nos países desenvolvidos é de 235,2kg/habitante/ano e o consumo nos países em desenvolvimento é de 68,2kg/habitante/ano. Isso demonstra o potencial de mercado para crescimento”, revelou.

http://noticiasdapecuaria.com.br/noticia/expodireto-2014-emater-rs-discute-sobre-producao-leiteira-em-feira

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas